Nem geração X ou Y, geração zumbi.

Se a televisão é, para muitos, a responsável pela desagregação da família, o celular veio para acabar de vez com o pouco que restava do convívio social em todas as esferas da sociedade.

Você anda pelas ruas e vê verdadeiros zumbis, de cabeças baixas, manuseando seus celulares, seja dentro dos ônibus, em bares, lanchonetes, clubes, festas e lares. A conversa e o bate papo ficou em segundo plano mesmo porque eles acham muito mais fácil e conveniente mandar um SMS (mensagem) via celular.

Os restaurantes ou barzinhos sempre foram uma forma de juntarmos a família ou amigos em torno de uma mesa para colocarmos a conversa em dia, contarmos piadas, discutirmos assuntos do dia a dia mas, se você reparar, em diversas mesas haverá pessoas alheias ao que se passa utilizando seus celulares, baixando musicas e vídeos, jogando ou enviando SMS.

Às vezes descobrimos que estamos falando com as paredes, pois na nossa frente tem um zumbi que deixou de nos ouvir para responder um SMS, nos deixam ali balbuciando palavras ao vento como verdadeiros idiotas para lerem no seu celular uma mensagem que diz: ae mano td trankilo? Claro que entendo que é muito mais importante e imprescindível, para ele, ler e responder o SMS deste naipe do que nos dar atenção.

Os celulares de hoje navegam na internet, tem GPS, baixam musicas, tem vários jogos, diversos aplicativos que servem para cotar preços, avisar dos aniversários das pessoas (????, você não conversa com elas, não lhes dá atenção...mas sabe a data do aniversário...que sucesso), redes sociais...(online é bem melhor que pessoalmente), etc...

Numa viagem de uma hora meu filho passa 50 minutos lendo e respondendo SMS, 09 minutos conversando comigo ou observando a paisagem... e no minuto restante ele diz: já chegou?

Outro dia, num domingo a tarde, voltando de Conchas conforme eu passava pela rua ia me deparando com jovens sentados às suas portas, cabeças baixas, lendo ou escrevendo em seus celulares, alheios a tudo e a todos à sua volta, como se nada mais importasse a não ser seu pequeno mundo virtual onde eles encontram o que querem menos o calor humano de um abraço, um aperto de mão ou de um ombro amigo real.

Uma amiga minha, que mora em um sobrado, disse que, numa noite ao descer à cozinha para tomar um copo de leite ouviu o celular tocando e ao atender qual foi seu espanto ao descobrir que era seu marido ligando para pedir um copo de água...ele estava no quarto deitado.

É o cúmulo dos folgados ... eu até já fiz isso,ligar para minha esposa dentro da própria casa ...mas era uma emergência ... tinha acabado o papel higiênico e eu não tinha reparado ao entrar...pois estava enviando um SMS... fui.