Meus textos.

Por que muitos textos não são comentados?

Penso que poucos agradam de alguns textos meus, pois há muitas leituras sem comentários. Gostaria de saber se os leitores têm a mesma atitude minha: só comentar os textos que gostam.

Penso que os leitores do Recanto não apontam certos erros que ocorrem nos textos porque acham que os escritores se sentem ofendidos, mas se algum leitor de meus textos quiser apontar erros nos meus textos, agradeço, pois assim eu os corrijo os outros leitores vão vão agradar mais deles. Sei que muitos leitores vão pensar que eles não estão no Recanto para ensinar ninguém, porém apenas para ler os textos de seus interesses. Eles estão certos de pensarem assim, por outro lado, há aqueles que ficam incomodados com tantos erros e gostariam de apontá-los, mas faltam-lhes coragem, pois sentem receio de ofender o poeta. Neste texto que estou escrevendo, estou vendo um erro que é repetição da mesma ideia.

Eu gosto de seguir regras na composição de meus poemas. Porém alguns poetas não seguem as regras, não sei se desconhecem ou acham que não são importantes. Assim eles escrevem:

Haicais rimados, sonetos sem o mesmo número de sílabas poéticas poéticas, trovas sem sete sílabas poéticas, etc.

Lendo alguns comentários de poemas de um poeta alguém comentou elogiando o poema que ele tinha classificado como haikai. No elogio ele escreveu: seu poetrix é...Achei uma forma interessante de mostrar que o poema que ela classificou como haikai, não passava de um belo poetrix.

Eu comparo as regras das composições poéticas com receitas de bolo. Quando vou fazer um bolo que leva quatro ovos e eu só tenho três, posso fazer com apenas três. Não vai fazer muita diferença no paladar. Mas em uma composição poética me ocorre um pensamento.

Se temos tantas palavras no dicionário a nossa disposição e na Internet todas as dicas para classificar os gêneros dos nossos textos, por que não usá-las para nossos textos ficarem mais elegantes?

Sei que muitos poetas pensam como os poetas do Romantismo: o que importa num texto é expressar sentimentos e as mensagens. Realmente eles estão certos.

Meus haicais, muitos comentam. Eles são apenas uma descrição de coisas que vejo das janelas de uma varanda do meu apartamento. A vista do meu apartamento é encantadora. Por isso todos os dias contemplo a paisagem e descrevo o que vejo: engarrafamento na marginal, carros patinando na ladeira da rua Purpurina, nuvens cobrindo o pico do Jaraguá, Sol sem raios devido a poluição. Para escrevê-los eu preocupo em seguir algumas regras que tenho conhecimento, pois ainda não sei tudo sobre haicais. Sei que não tem título, três versos, sendo o primeiro com cinco sílabas métricas, o segundo com sete sílabas métricas e o terceiro com cinco sílabas métricas e deve ter algo relacionado com uma das estações do ano, isto é, deve ter Kigo.

Busco inspiração para meus textos: lendo muitos textos do Recanto, ouvindo muitas histórias. Conto fatos que aconteceram comigo.