na rua são domingos a memória me escapa

Serão derrubados.

A dinâmica : constrói, deteriora e derruba.

Cortiço e Bixiga são sinônimos. Cortiço aqui entendido

como banheiro, tanque e pátio comuns.

As casas que sobrevivem são habitações inabitáveis, mofo e

miasmas, cebola e fluidos humanos. bateção de panelas,

bebedeiras, brigas estúpidas. vazamentos. sons misturados

, de amor e ódio.

O Mecha morava aí, o popular Nelson Coutinho, que

carregou, também, a Jules Rimet. Instantão andou por aí,

duzentos personagens populares da Bela Vista passaram aí,

encontrei o Chulapa, Jeferson Jeronimo, e ele está

completamente fora do ar, antena baixada, na ecolalia

As casas são as marcas da paisagem,e o ícone,a

informação geográfica guarda isso: a psicoesfera,mas se

não fosse isso o que seria?

Sem a dor como eu caminharia, permaneceria deitado em

berço esplêndido?

São feridas que não curam, a dor é cultivada pois é daí que

nascem as mais belas canções de amor.

E onde é que nascem as canções de amor?

Onde existe dor.

O Bixiga é marginal, como a Barra Funda, o Brás e o Bom

Retiro, pra ficar nos 4 b, do primeiro círculo do inferno,

partindo da Sé em todas as direções, sul,oeste, leste e

norte.

Nessas casas casas permanece a pobreza, os balconistas, os

biscateiros, os vagabundos, os sem lugar, os marginais.

E aqueles que caem fora são a exceção a regra, que os

cagadores de regra querem em discurso dizer: todos

chegarão lá .

Mas são pobres e ricos. Pobres e ricos, bairros pobres e

ricos.

O Itaim bibi foi um lugar de lavadeiras, a Vila Nova

Conceição não tinha calçamento até 1960. O Bixiga é

raça.Aqui já era cidade em 1910.

Serão derrubados a cidade não é um museu, aqui não é

Paris, aqui é preciso um olhar muito atento, ou um sei lá

o que, para enxergar as coisas.

Ninguém quer saber : saber que nessa casa morou fulano e

ali alguém cantou a dor da morena de cabelos lisos que ao

penteá-los nessa escadinha disse:

--Vem

E ele não foi.