na rua são domingos a memória me escapa
Serão derrubados.
A dinâmica : constrói, deteriora e derruba.
Cortiço e Bixiga são sinônimos. Cortiço aqui entendido
como banheiro, tanque e pátio comuns.
As casas que sobrevivem são habitações inabitáveis, mofo e
miasmas, cebola e fluidos humanos. bateção de panelas,
bebedeiras, brigas estúpidas. vazamentos. sons misturados
, de amor e ódio.
O Mecha morava aí, o popular Nelson Coutinho, que
carregou, também, a Jules Rimet. Instantão andou por aí,
duzentos personagens populares da Bela Vista passaram aí,
encontrei o Chulapa, Jeferson Jeronimo, e ele está
completamente fora do ar, antena baixada, na ecolalia
As casas são as marcas da paisagem,e o ícone,a
informação geográfica guarda isso: a psicoesfera,mas se
não fosse isso o que seria?
Sem a dor como eu caminharia, permaneceria deitado em
berço esplêndido?
São feridas que não curam, a dor é cultivada pois é daí que
nascem as mais belas canções de amor.
E onde é que nascem as canções de amor?
Onde existe dor.
O Bixiga é marginal, como a Barra Funda, o Brás e o Bom
Retiro, pra ficar nos 4 b, do primeiro círculo do inferno,
partindo da Sé em todas as direções, sul,oeste, leste e
norte.
Nessas casas casas permanece a pobreza, os balconistas, os
biscateiros, os vagabundos, os sem lugar, os marginais.
E aqueles que caem fora são a exceção a regra, que os
cagadores de regra querem em discurso dizer: todos
chegarão lá .
Mas são pobres e ricos. Pobres e ricos, bairros pobres e
ricos.
O Itaim bibi foi um lugar de lavadeiras, a Vila Nova
Conceição não tinha calçamento até 1960. O Bixiga é
raça.Aqui já era cidade em 1910.
Serão derrubados a cidade não é um museu, aqui não é
Paris, aqui é preciso um olhar muito atento, ou um sei lá
o que, para enxergar as coisas.
Ninguém quer saber : saber que nessa casa morou fulano e
ali alguém cantou a dor da morena de cabelos lisos que ao
penteá-los nessa escadinha disse:
--Vem
E ele não foi.