Caindo no esquecimento

Ontem, foi 21 de abril, Dia de Tiradentes. E hoje? Hoje, é 22 de abril, o Dia do Descobrimento do Brasil. Quando eu era criança, essas datas sempre eram mencionadas. Faziamos trabalhos sobre o grande Tiradentes, que deu sua vida pelo sonho da liberdade e sobre a maneira como Pedro Álvares Cabral chegou ao que hoje é o nosso Brasil. Que aconteceu? Essas datas perderam a importância? Ninguém mais parece lembrar ou se importar com o que elas representaram para nós, a nossa história.

Hoje, se estou aqui, é porque, em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao meu País com sua esquadra. Está certo que, recentemente, fala-se que, talvez, ele não tenha realmente descoberto o Brasil mas, hoje, não é sobre isso que quero discutir. Quero discutir sobre o fato de que um povo que não se interessa por sua história é um povo que não dá valor à sua identidade.

E Tiradentes? Alguém mencionou o nome dele? Não, não falaram nele em nenhum programa da televisão, nenhum rádio, nada. Ninguém pensou no homem que deu sua vida acreditando num Brasil independente. Se hoje podemos criticar o governo, votar nos nossos representantes e reclamar nossos direitos de cidadãos, é porque várias pessoas deram suas vidas para que isto, hoje, fosse possível. Por favor, não deixemos morrer a memória do nosso povo! Lembremos quem somos, o passado que tornou possível estarmos aqui hoje! Somos brasileiros e devemos manter a memória daquilo que formou o nosso Brasil!