A tecnologia no nosso cotidiano

Quando falamos em tecnologia nos vem à mente aparelhos de celular, notebok’s, televisores de última geração, ipod, etc... e esquecemos de coisas comuns que estão inseridas no nosso cotidiano e, é aí que mora o perigo.

Por exemplo, vocês já repararam quantos tipos de torneiras existem no mercado? Antigamente o design até podia variar, mas o sistema de abrir e fechar eram o mesmo para todas elas, ou seja, havia um manípulo o qual você girava para a direita ou esquerda, enquanto que hoje é preciso, às vezes, quebrar a cabeça para descobrir o seu funcionamento.

Tem torneira que você aperta um botão frontal e ela desliga a água automaticamente depois de alguns segundos, desse modelo, tem aquelas que não funcionam direito e é preciso apertar 200 vezes o botão para dar uma lavadinha na mão, tem outras com sensor e basta aproximar a mão que ela deixa escoara a água, tem com alavanca que faz a função de misturar a água quente com a fria, bastando erguer e girar a alavanca ao mesmo tempo para conseguir a temperatura ideal, e assim por diante para desespero das pessoas que não acompanham a tecnologia atual e constrangidas desistem de lavar as mãos por não entenderem o funcionamento das megeras.

Em um abatedor de frangos a torneira era aberta quando empurrávamos uma alavanca com o joelho, para evitar a manipulação manual e possível contaminação, e um engenheiro amigo meu foi visitar esse abatedouro, quando chegamos para lavar as mãos eu encaixei o joelho sem que ele percebesse e bati palmas com as mãos embaixo da torneira apertando simultaneamente a válvula com o joelho, imagine vocês quantas vezes ele bateu palmas tentando fazer a torneira funcionar até eu contar que o segredo estava no joelho.

E não para por aí...as invenções mirabolantes que em nome da tecnologia deveriam facilitar nosso dia a dia, sorte que algumas coisas não mudaram muito, como por exemplo as descargas das privadas.

Tem aquelas com a cordinha(suja) que antes de puxar você cruza os dedos para não precisar de uma segunda...terceira puxada e leva um século para encher a cada puxada, tem a bacia com caixa acoplada com um botão lateral ou na tampa que além, de economizar água é super silenciosa...mas também demora para encher, vi em algumas empresas, aviões e nos navios a descarga a vácuo...gera uma pressão negativa tão grande que se apertar o botão sentado na bacia, é capaz de você ir junto para a fossa, esse sistema utiliza apena 1,2 litros de água e é selado.

Com tanta tecnologia, por que não inventaram um botão acionado com o pé para levantar o assento da privada...evitaria tanto stress...e por falar nisso, as mulheres acham que temos mira a laser e não podemos errar o centro do vaso sanitário...e como diz o ditado: ‘’pau que nasce torto mija fora da bacia’’.

Fui !!!

Wilson Silvério