Futuro promissor

Futuro promissor

É conhecida a frase "O trabalho dignifica o ser humano", mas ela é coerente e significativa de fato? Será que o trabalho realmente faz do homem um ser mais realizado, mais feliz consigo mesmo e com o meio em que vive?

Há uma diferença entre trabalho e emprego. Sabemos bem que trabalho é uma atividade que transforma a natureza em bens úteis para todos nós seres humanos.E também sabemos que emprego não é bem isso , pois aliena e muitas vezes explora o trabalhador, que na verdade não possui o que produz e sim recebe um pagamento apenas por uma parte do que produziu.

A tecnologia esta cada vez mais avançada, trazendo muitos benefícios ao homem, mas em contra partida também trazendo grandes problemas. Pois a máquina esta substituindo não um, mas vários homens, jovens que precisam ter sua colocação na história, precisam desenvolver-se, crescer e auto sustentar-se.

Para quem já esta empregado, segurar sua colocação, garantir o seu pão de cada dia está cada vez mais penoso, pois ele não dribla com concorrentes em seu mesmo nível, em seu patamar e sim, com tecnologias muito mais sofisticadas e perfeitamente precisas em suas operações.

As empresas estão aumentando consideravelmente as exigências, no que se refere a qualificação dos seus trabalhadores, e nem aumentam juntamente o salário dos mesmos.

O desemprego hoje cria uma imagem desesperadora em vários países pobres do mundo, afetando de um modo muito cruel, muitos dos seres humanos despreparados, tornando-os excluídos.Isso tudo vai gerando a fome e consequentemente um aumento exorbitante de violência. E quem mais sofre com tudo isso, é na verdade o jovem.

Essa falta de perspectiva de futuro, em meio a tantas exigências, concorrencias, leva os jovens a viverem uma ociosidade mórbida. Muitas vezes essa falta de oportunidades gera uma frustração, que os levam a violência, às drogas. Eles, impedidos de mostrar o seu potencial,mais limitado que as perfeitas máquinas, os revoltam.

Porque as opções de trabalho feitas pela sociedade nem sempre visam a promoção e o bem-estar de todos? Onde estão os bens em comum,divididos entre os cristãos? Qual futuro do jovem que nasce e se projeta a ter bens para situar-se como um membro atuante em um mundo em franco desenvolvimento? Bens que possam ser úteis a ele e aos irmãos que vivem e convivem com ele, na formação de sociedades que visem o bem comum?

São muitas desigualdades sociais, muitos jovens sem estudo e muitos outros jovens de classes mais abastadas, que têm acesso a uma educação e cultura de qualidade, que os garante uma capacitação profissional maior e também maiores chances na vida. E assim os mais pobres vão ficando a margem das oportunidades, e enveredando para caminhos tristes e preocupantes.

É importante termos consciência de que mudanças nesse sistema materialista e frio devem ocorrer para que haja um futuro promissor.Talvez medidas como pré-vestibulares comunitários, cursos de alfabetização de jovens e adultos,aulas de informática entre tantas outras políticas públicas que ajudem os nossos jovens , que possibilitem a eles um primeiro emprego,uma oportunidade de sonhar com um futuro promissor.

milizinha
Enviado por milizinha em 25/03/2007
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T425288
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.