Casa da Titia

Casa da Titia

As férias seriam bem monótonas se não existisse a casa da Titia , era lá que eu passava a maior parte dos meus dias de férias. Quando não tinha as peladas da madrugada era para lá que ia bem cedinho, isto é ,quando eu não dormia por lá mesmo.

A Titia, que também era minha madrinha me dava uma boa guarida , não me lembro de uma vez sequer que ela tenha brigado comigo. Era dura, exigente mesmo, mas muito justa com todo mundo. Antes de sair para brincar todo mundo tinha que realizar uma série de tarefas , como descascar e debulhar as espigas de milho , dar comida para as galinhas e para os porcos . As vezes tínhamos que subir no Sítio de cima para pegar a Calçadinha para o Tio Celso viajar, ou então buscar as vacas com os bezerros para que ficassem presos para a ordenha da manhã seguinte.

Ordenha eu não sabia fazer não , só o Celmar, ele com 11 anos pegava bezerro a unha e sabia curar bicheira de vaca, ele metia a mão naquelas vacas bernentas sem nojo nem nada, metia ali o remédio com se fosse gente grande. Eu não gostava era de limpar o curral das vacas , era merda que não acabava mais. Também tinha o dia de marcar os animais , ai eu gostava de ver, subia na cerca ficava olhando o Marcador de vacas chegando com aquele Ferro com as iniciais 'CR' em Brasas que dava pena de ver o animal berrando quando recebia a marcação.

Titia fiscalizava todas as tarefas ,e só depois de conferir uma por uma é que ela liberava aquela turma toda - as vezes mais de 20 crianças - para que pudessem brincar.

21042013

José Américo
Enviado por José Américo em 21/04/2013
Código do texto: T4252793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.