" ALMAS SUJAS "

Havia tempo que não via ou me encontrava com "tinho", um camarada das antigas. Gente fina. Já ficando coroa. Cabelos e barba já grisalhando. Negão. Assim tipo "cor de disco". No passado, um ótimo pugilista.

Domingo. Sol daquele retado. 11HS. Sentei-me na varanda para tomar aquela gelada. Dou aquele longo gole. Alguém me bate no ombro. Não é que é o tal do "tinho". Tomei um susto retado. Quase me engasgo. Ele sentou. Recostou na parede. Pediu-me um gole. Botei logo um copo cheio. Bebeu de vez. Arrotou. Esticou as canelas. Tirou a camiseta. Enxugou o suor do rosto. Uns dois minutos depois, sem que eu si quer perguntasse, passou a me contar porque andava sumido.

A família havia resolvido interna-lo num centro de recuperação para dependentes químicos. Centro esse que fica num município próximo da capital. Dizia que bastou a família dar as costas para o seu inferno astral dá inicio. A coordenação confiscou tudo o que ele havia levado numa muchila. (cigarro, fosco, pastilhas, pente, rádio de pilha e até o cortador de unhas). Eles diziam que lá quem mandavam eram eles. Listaram tudo o que podia e o que não podia alí ser feito. Listou todas as obrigações. Listou os afazeres. Listou as tarefas uma por uma. Ele passou a se sentir numa cadeia. campo de concentração ou o que valha. Como eles dizia que era para recuperar, até pancada lá os cabras distribuíam. Nos primeiros dias até relevou algumas atitudes, mais lá em diante, passou a se recusar a participar daquilo. Passou até fome. Não deu outra. Numa bela noite de lua quase cheia, pulou o enorme muro e se picou. (muro alto nuca fora problema para ele, já tirou várias cadeias). Disse que as aparências enganam. Lá tem muitos jovens sofrendo.

Ai passei a pensar. Será que o governo anda fiscalizando essas Instituições que se diz querer recuperar alguém?

Deus me livre e me guarde em!

Axé.