"Cidadãos indígenas"
Segundo os técnicos e historiadores, a desnutrição indígena em Mato Grosso do Sul tem sua origem no descobrimento do Brasil, quando iniciou-se o processo de colonização e catequização para torná-los “civilizados”.
E de acordo com os dados oficiais até o ano de 1500, viviam no Brasil cerca de cinco milhões de nativos, (índios) hoje a população indígena é de aproximadamente (900) mil indivíduos, nas aldeias e distribuídos nas grandes cidades e, constam desses mesmos dados que a segunda maior população indígena está em Mato Grosso do Sul.
Os indígenas brasileiros foram expulsos de suas terras, hoje perambulam pela periferia das grandes cidades, mendigando emprego, pão e direito a ser cidadãos, recebendo desprezo e discriminação. As “reservas” indígenas são apenas projetos ridículos que não chegam sair do papel, quando saem não atendem às necessidades dos mesmos.
É comum ouvir-se ou ver alguém dizer que não gosta de índio, que índio é vagabundo, preguiçoso e etc. Porém esquecem-se que esta terra (É) deles. E que quando os portugueses aqui chegaram, eles já viviam e eram sim os verdadeiros donos da terra de fato e de direito!...
Eles foram escorraçados, seu povo foi humilhado, sua cultura foi saqueada, suas mulheres violentadas...
Nem caça, nem pesca nem terras!...
Tornaram-se vítimas da “civilização Branca”!!!
A partir daí, eles passaram a ser dominados pelo homem branco que lhes subtraiu a inocência, seus hábitos, seus costumes, suas terras, sua crença, ou ainda sua liberdade, chegando quase a extinção total de nações inteiras de várias etnias indígenas. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente. Quando foram criadas as “aldeias demarcadas” pela FUNAI, seus espaços ficaram reduzidos a míseras e insignificantes “reservas” que não lhes deixa opções. Não tendo como plantar, eles vêem-se obrigados a ir para as cidades procurar emprego e moradia, ou arrendar suas poucas terras para fazendeiros inescrupulosos, ficando submetidos assim a todo tipo de exploração.
Para que seja minimizado o problema da fome indígena no Brasil de uma forma geral é necessário que haja novas demarcações de terras, ampliação das áreas de plantio, e que criem-se programas de acompanhamento por técnicos e engenheiros agrícolas, fornecimento de sementes, e fixação do dos mesmos no campo, dando-lhes escolaridade e profissionalização, assistência médica e infra-estrutura para estas aldeias criando-se assim novos e dignos cidadãos indígenas.
Afinal! Qual é o papel do INDIO no Brasil?
Indio só serve para ser atração turistica para gringo?
INDIO??? Já está na hora de abolir-mos esse termo (INDIO)!
Eles são Ciddãos NATIVOS!
Este texto faz parte da coletânea ARNALDO 100M CON{S}{C}ERTO, e está registrado no Escritório de Direitos Autorais sob o n° 618-350 Livro 1-186 Folha 234. Em 14/10/2013 RJ.