Pessimismo na UnB

Na UnB, universidade na qual estudo periodicamente, não perdura mais qualquer espírito jovial. Ela envelheceu. Tá carrancuda. O ICC ficou grisalho. Aceito que ela detém traços novos, como o recente BSA. Mas isso é logo tolhido pelo tradicional RU. A comida lá continua a mesma. O suco é de laranja com gosto de limão. Desses fresquinhos, colhidos em fazendas também frescas. Mas de frescura a UnB não tem nada. Tá acabada. É idosa, precisa de cama. AdemaIs, não vamos nos ater a nuances de invejosos. Prosseguimos com nossa linha.

Esse ponto eu assevero bem. Criada em 1962, a UnB superou ditaduras, eclodiu jovens e, eminentemente, edificou mentes brilhantes. Engenheiros, arquitetos, sociólogos, professores, médicos, todo tipo de presença e função social emana da Universidade de Brasília. Todavia, isso tende ao perecimento sob as ingerências de uma sociedade atrelada ao funcionalismo e à padronização. Não vemos, por mais que se sonde cada alameda de seu ventre, sequer um indivíduo ou grupo que vise o inovador. E, ainda que se, por mágica, insurja dos escombros da levianidade alguma alma fascinante, esta estará logo fadada a reprensão e destinada a ser sucumbida pelo furor da igualdade.

É esse meu infortúnio. Não quero aqui fazer disto um diário ou fonte de reclamações patológicas. Viso aqui, sem mais delongas, esclaracê-los de ventos que tornaram turvos nossos corações e tratarão como entes insignifcantes nossos neurônios. E por falar neles, os meus já queimaram, justo logo quando houve o empobrecimento e a falta de ponderação por partes dos meus concidadãos. Eu estou agora resignado, triste e lívido. E até sinto escárnio em falar de lividez, haja vista que é a única coisa ostensiva que ainda está em voga na UnB.

Gabriel Malheiros
Enviado por Gabriel Malheiros em 18/04/2013
Código do texto: T4247744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.