Formiga
"Dá-me a tua mão desconhecida, que a vida está me doendo,
e não sei como falar".
(Clarice Lispector)
Em minha casa vive uma formiga noturna. Sempre que chego à noite lá está ela caminhando e tomando posse do meu território.
De tom amarelado ela caminha só pela escuridão e quando acendo a luz ela sempre procura se esconder.
Estranho esse formiguear solitário, noturno, escuro, amarelado. Formigas geralmente se comportam diferentemente desta.
Por que ela vasculha minha casa como se fosse sua? Por que à noite e por que solitária?
Formigas são seres estranhos e me deixam desconfiada. E essa especialmente me intriga.
Tenho observado-a há algum tempo e me pergunto se ela foi expulsa da comunidade das formigas, se optou por caminhar só, ou se estabeleceu qualquer tipo de identificação comigo.
Formigas são seres silenciosos, emotivamente mudos e sem ambições. Mas esta... ah!...ela por pouco poderia ser classificada em outro ser, não fosse seu corpo de formiga. Classificá-la pelo corpo é um julgamento justo? Posso confiar em minha visão sobre ela?
Se ela pudesse se comunicar talvez me revelasse sua história, o porquê desta solidão e talvez amenizasse a minha.
Formigas geralmente são substantivos concretos, mas esta parece mais um verbo.