PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS AINDA É COLÍRIO?

Enquanto o homem continuar a prender pássaros em gaiolas que lhes tolhem o voo, enquanto abandonar animais nas ruas porque estão velhos e doentes, ele não aprendeu as mínimas expressões do amor.

"Não adianta ir a Igreja rezar e fazer tudo errado...", trecho de uma música que é profunda no seu significado. Não adianta pedir, fazer promessas como se estivesse numa feira de troca com Deus, ouvir e ler palavras maravilhosas de perdão e compreensão pensando que aquilo se aplica ao outro, como se só nosso vizinho tivesse defeitos, como se quem está ao nosso lado fosse uma mercadoria defeituosa e, por isso, a relação não funciona.

As mudanças na família, no grupo social e no mundo só ocorrerão quando cada um de nós aplicar em si aquilo que, tão sabiamente, oferecemos como remédio aos outros. Com certeza o remédio, muitas vezes, é amargo, por isso é mais fácil indicá-lo do que tomá-lo nós mesmos. Quem nunca ouviu: "pimenta nos olhos dos outros é colírio"? O velho ditado popular parece que sempre esteve certo, apesar do nosso pequeno e estagnado pensar.

Mudança é algo muito pessoal, deve vir do interior de cada um. Isso não é fácil! Requer muita força de vontade, muito treinamento. Mas é de um primeiro passo que se inicia uma longa caminhada. Caminhada que, com certeza, nos fará melhores e se cada um trabalhar seus valores negativos, separatistas e julgadores, compreendendo e aceitando o outro como ele é, o mundo, certamente, sofrerá a mudança tão almejada por todos nós. Cada luzinha que se acende no coração de um ser humano é um lume a mais para espantar a escuridão. Pode demorar mas, com o esforço de todos, a Terra se transformará na nave brilhante a nos conduzir pela imensidão do Cosmos.

Giustina
Enviado por Giustina em 17/04/2013
Código do texto: T4245931
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.