Janela
Já passava das 7:30 da manhã, o despertador já tinha tocado.
Estava um friozinho gostoso, de outono. Eu deitado conseguia sentir uma leve brisa vindo pelas frestas da janela.
A janela é um quadrado bem filosófico.
Opa! Pensei besteira.
A janela não é necessariamente um quadrado, ela existi em várias formas. Retangular, oval, redonda, hexagonal, desenhada, colorida, enfeitada, com vidro, sem vidro, tem tela, sem tela, com tranca, de madeira, de ferro, alumínio, latão, essas e tantas outras formas que o design clássico e moderno possa permitir.
Fico pensando, porque o Sean Peann, quando foi para o paraíso, naquele filme que vi ontem chamado “Arvore da Vida”, passou por uma porta e não por uma janela. Claro que ali no meio daquele deserto todo, com algumas montanhas e rochas avermelhadas, ele teria que pular ela, escalar provavelmente caso fosse alta, e isso poderia até indicar a subida dele ao paraíso, onde encontraria sua mãe bondosa, seu pai genioso e seus irmãos-companheiros. O filme é abrangente demais para dar qualquer certeza a respeito dessa passagem.
Esperto mesmo, foi o Christopher Reeve, que lá do alto do seu apartamento, conseguia espiar a Daryl Hannah no prédio da frente, sempre que ela voltava do serviço, cansada, pronta para um bom banho. Claro que com a ajuda de um telescópio, a distancia era muito grande para se enxergar claramente e, convenhamos, aquela imagem merecia uma certa qualidade, o Hitchcock foi um gênio.
Além dele, o Jovem Shia LaBeouf no filme Paranoia, fica preso em casa, em condicional por algum crime bobinho e sem nada para fazer passa a espiar a vida dos chegados e, além da vizinha linda, descobre um assassino que mora ao seu lado, um suspense bem legal para assistir.
Então janela só serve para espiar e matar a curiosidade a respeito do próximo? Claro que não.
A janela serve para ser pulada também, acho que o personagem mais conhecido a fazer essa proeza é o amante, que bem na hora do flagrante (ou perto dele) não pensa duas vezes e se joga quintal à fora, é engraçado, mas só quando não acontece com a gente.
Eu já fotografei garota com luz de janela, no momento da foto era uma luz bem suave que entrava, nada de sombras marcadas, apenas a leveza de um doce clarão. A moça em questão ficou linda claro, se achou a modelo mais importante do mundo, ela atribuiu tudo isso a mim, não dando nem um misero crédito para a pequena de forma retangular, que proveu a essência para a realização das fotos.
Como eu já disse, pela janela entra o sol, se não tiver cortina atrapalhando claro, mas não é só isso que entra. Além do sol, podemos dar as boas vindas a lua e as estrelas, tão espalhadas naquela imensidão chamada de espaço.
Outra coisa que entra também é lagartixa, mosquito e pernilongo, esses dois últimos eu particularmente odeio, me dão alergia.
Janela que fica no chão se chama vitrine, praticamente todas as lojas a possuem e dão destaque aos produtos. Lá em Amsterdam, particularmente, elas dão um show, não tem como não olhar o material oferecido.
Janela de carro, quando em movimento deve estar aberta, para propagar o som do rádio e dos falantes potentes. Além disso, tem que ter alarme, se não tiver corre o risco de perder o carro.
E quanto a janela da alma?
Essa aí todo mundo tem, mas alguns não cuidam muito bem dela. Tem gente que deixa suja, empoeirada, trincada, isso gera desconforto, tristeza, desconfiança, infelicidade. O legal é manter ela sempre limpa para que todos possam ver o quão feliz você é por de trás dela.
Deixa eu parar de viajar e me arrumar para trabalhar.