Ilhas que visitei

Ilhas que visitei

A primeira ilha que visitei foi a ilha de Paquetá. Há muitos anos que fui lá. Eu trabalhava no hospital São Paulo, na época, e uma freira fez uma excursão ao Rio de Janeiro e então tive a oportunidade de conhecê-la. Lembro-me que andei muito de bicicleta nessa ilha. Não tomamos banho de mar. Não havia onda, e não gostava de mar sem onda. Passamos o dia lá. Foi maravilhoso.

Visitei, há poucos anos, a Ilha Fernando de Noronha. Era um dos meus sonhos conhecê-la. Fui conhecê-la após fazer uma viagem a Fortaleza. Quando estava em Fortaleza, uma companheira de viagem me disse que se eu quisesse conhecer Fernando de Noronha, teria que ir logo. Não deveria levar muito tempo, pois lá há muitos lugares que não poderíamos visitar com idade avançada. Não é verdade isso que minha companheira disse. Estive lá e não vi nada de dificil acesso. A única coisa que poderia oferecer alguma dificuldade era descer uma escada entre duas pedras. Porém, só não pode fazer isso pessoas com alguma deficiência, ou demais gorda. Gostei muito de ficar hospedada em uma pousada, pois lá não há hotel. Foi a primeira vez que fiquei em uma pousada. Achei bem aconchegante. A noite eu ficava conversando com a dona da pousada e sua filha, conseguindo mais informações sobre a ilha. Outro fato que muito me agradou lá é das pessoas me cumprimentarem na rua, mesmo sem me conhecer, costume que não acontece em uma grande cidade como São Paulo. Quando estava nessa ilha conheci uma professora que morava em Belém do Pará. Eu disse a ela que gostaria de conhecer a ilha do Marajó. Ela me disse, quando eu fosse ao Pará, para passar na casa dela. Ela me deu o endereço. Assim minha próxima ilha visitada foi a ilha do Marajó. Escreverei sobre ela em outra crônica.