A maldição Lula

Louvado por muitos, Lula está sendo visto agora como verdadeira maldição para o país.

Sempre debochou das pessoas esclarecidas, afirmando que diploma não dá autoridade a ninguém. De fato, não dá mesmo. Da mesma forma, a ignorância, o preconceito e o despreparo devem estar longe dos políticos que dirigem uma nação.

Quando assumiu a presidência, Lula encontrou um país recém- saído de processo inflacionário grave, resolvido pela equipe dos economistas matemáticos André Lara Resende e Pérsio Arida, que extirparam a inflação da economia brasileira, fato que já durava um século. No final, tempos do governo Sarney, estava intolerável, atingindo patamares simplesmente ridículos.

O pesadelo terminou, e o governo foi entregue ao líder petista. Analfabeto, tratou de cercar-se de antigos membros ‘aceitáveis’ para o PT, como o Diretor do Banco Central, Henrique Meirelles, banqueiro de larga experiência e que também trabalhou no Plano Larida, assim denominado por conter os sobrenomes dos idealizadores, Lara e Arida. Com Meirelles no Banco Central, a economia aguentou-se bem no primeiro governo petista.

Os desmandos foram se acumulando. Inflação não surge do dia para a noite, é insidiosa, vem devagar e sorrateira e afinal se instala. É o que está acontecendo na fase Dilma. Ela acaba de corromper o poder de compra do brasileiro em 23,1 % em São Paulo; 22,7 % no Rio de Janeiro; 22,5 % em Brasília e 32,6 % em Salvador, durante o ano que passou. O salário mínimo teve alta de apenas 9%. É a pior crise em 10 anos, tempo que dura o governo petista no Brasil. A informação vem da UOL, de 13/04/2013, assinada pelo jornalista Sílvio Guedes Crespo.

Um exemplo drástico é a Petrobras. Petróleo sempre foi o melhor negócio do mundo. Nas mãos dos incapazes, deu um prejuízo de 1,346 bilhão, no segundo semestre de 2012.

Não consigo entender o silêncio de escritores diante de fatos como este. O homem de letras sempre esteve profundamente comprometido com a política, e não poderia ser de modo diferente, já que é um formador de opinião por excelência.

Com a palavra os colegas do site.