QUE HORAS SÃO ZÉZINHO?

Zézinho, apenas...era assim que todos o chamávamos. Não existe um habitante em nossa pequena cidade, que não o tenha conhecido. Faleceu no ano passado. Um menino de setenta anos. Pureza e inocência de sete. Sua principal característica, era saber o horário certo, sem usar relógio. Nunca conseguimos descobrir direito como conseguia ter uma margem de erros de, no máximo três minutos. Assim era Zézinho. Diáriamente sendo testado dezenas de vezes, (inclusive por mim, quando adolescente) com a mesma pergunta: Que horas são Zézinho? E sempre respondendo sorridente, o horário exato. Querido Zézinho! Conta-se que certa vez, lá pelos idos de 1940, uma senhora de nossa cidade, após assar um bolo, o colocou na janela para esfriar. Passado algum tempo o bolo havia sumido...srsrs. Nessa época santa Vitória era um pequeno lugarejo, calmo, sem os perigos atuais, o que fez com que nossa distinta dama saísse atrás de seu bolo, logo o encontrando já pela metade, nas mãos de Zézinho que o degustava com prazer. Ao ser inquirido pela indignada dama, nosso menino respondeu: Bem dona..., eu estava passando, quando ouvi uma voz que me dizia "me leva Zézinho", daí olhei para trás e vi que era o bolo que estava a me chamar! A pobre mulher teve de rir diante de tal resposta. O tempo passou, e essa frase é utilizada por nós vitorienses, em situações domésticas, quando uma sobremesa ou algo semelhante, desaparece misteriosamente de nossas geladeiras. E os antigos habitantes daqui contam que esse fato realmente aconteceu. É...mas o tempo passou, Zézinho cresceu, envelheceu e partiu. Partiu à cerca de um ano. Deixou um vazio em todos nós, que o encontrávamos diáriamente, sempre feliz, à todos cumprimentando, distribuindo sorrisos e gentilezas. E agora, não mais "que horas são Zézinho?", só a eterna saudade desse ser que não se enquadrava nos padrões ditos normais, o que o tornava ainda, mais especial. Não mais "que horas são Zézinho?" . Agora, "que oração Zézinho?". A mais bela com certeza eterno menino! A oração de todos nós que o amamos e desejamos que você esteja em um local lindo, com bolos deliciosos e muito amor e paz.

Rosangela Martins
Enviado por Rosangela Martins em 11/04/2013
Código do texto: T4236189
Classificação de conteúdo: seguro