Roteiros e Efeitos Especiais

O roteiro afirma que houve uma queda, enquanto que o efeito especial mostra a queda em toda sua extensão, enfatizando o baque final, de grande apelo para a platéia.

Privilegiados são dotados da capacidade de criar situações, bem como a de mostrar a forma explícita em que ela se desenvolve... crédito máximo.

Dotados de tais atributos, um pequeno furto, fraqueza momentânea da moral, pode se tornar um feito de enorme valia à vítima, se contado pelo privilegiado: sobras da decoração são levadas, sub-repticiamente, e a imagem transmitida é que o pequeno deslize tinha, por objetivo, livrar alguém da tarefa de encontrar um lugar para as sobras. O efeito especial daria à façanha uma aura dourada, faria do pequeno transgressor um lixeiro cheio de luz.

Para explicar um desemprego, tirar as dúvidas que um demitido pode gerar, o roteirista fala do défict orçamentário da empresa que o demitiu; das dificuldades atuais do mercado, do caráter sazonal de atuação daquela empresa; fica para o efeito especial criar pessoas morrendo de fome; vagalhões que arrastam empregados cheios de valor, para um turbilhão de ociosos. Também a possibilidade de um emprego infinitamente melhor, justifica a demissão, o efeito especial mostra o demitido saindo de uma casa alugada para uma mansão de 17 cômodos.

Como a narrativa de uma mentira, roteiro, pode ser transformadas numa apoteótica não verdade, pelos efeitos especiais.

Se o roteiro diz que a mentira tem pernas curtas, os efeitos especiais mostram pernas de misses, lisas como um veludo, ainda que a assistência saiba que aquilo é uma inverdade peluda.

Isto é técnica somente para alguns...

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 11/04/2013
Código do texto: T4235238
Classificação de conteúdo: seguro