A solução era o problema
Isso não é filosofia profunda, é apenas o que acontece, muitas vezes, em nosso dia-a-dia.
O carro, na garagem, sofreu esvaziamento de pneu. O estepe, por sua vez, deixou a desejar e também estava vazio. O jeito era carregar o pneu até uma borracharia, se encontrasse alguma aberta, pois era noite; ou arranjar um estepe emprestado. Um estepe emprestado ficou mais fácil.
Com a boa vontade do amigo o pneu foi trocado. Agora era só sair rodando e ir para o aniversário de 15 anos da Ariadne. Zebra, o carro nem saiu do lugar, estava preso ao chão. Mesmo com aceleração forte o carro só balançava, como que querendo decolar, contudo, nem saía do lugar. O jeito foi ir a pé.
Para que ficar estressado com aquilo que não dá certo? O carro ficou na garagem e o Cliver ainda conseguiu um jeito de me levar no carro do seu amigo.
No outro dia veio o mecânico, o Ronaldo, o mesmo que me emprestara o estepe. Após algumas análises e tentativas, concluiu sabiamente: a solução era o problema. O estepe emprestado era um pouco diferente da roda original do carro, o qual, pressionado pelos parafusos, travou o cilindro de freio, impedindo que o carro saísse do lugar. Com o estepe certo o carro rodou direitinho.
Fiquei pensando no que acontecera. Muitas vezes na vida procuramos aquelas soluções mais fáceis, as menos trabalhosas; aquelas que exigirão menos de nós; ou mesmo, quem sabe, pedir emprestado; assim, adiamos uma solução e não resolvemos o problema. O pior de tudo é que essas soluções se tornam grandes problemas e nos trazem grandes transtornos.
Muitas vezes, em nossas vidas, a solução é o problema.
Gritar com alguém quando estamos com raiva não é a solução é mais um problema.
Beber quando enfrentamos problemas não é solução, é problema dobrado.
Fazer empréstimo em financeira para pagar dívida não é solução, é mais dívida.
Ignorar a existência de Deus não é solução, é ignorância.
Fazer de contas que um dia não vamos envelhecer e morrer; não é a solução para a vida, é estupidez.
Só Deus tem a solução eficaz para o nosso problema, ainda bem que Ele nos ama!
(Extraído do meu livro: O Cronista)