Não reclame,a vida não é fácil para ninguém!

A vida da gente é escola,porém nem todos aprendem na rapidez ou facilidade necessárias;alguns preferem reclamar das flores que a vida não lhes deu e se esquecem que temos que cuidar do jardim.

Na verdade flores não costumam brotar do nada,as ervas daninhas sim.

Nessa vida temos que nos acostumar com o fato de que há dores irremediáveis cuja única saída para nós é aprender a conviver com elas.

Pois é,há coisas que não escolhemos e nos foram dadas de herança queiramos ou não,e muitas vezes ficamos fazendo conjecturas de como seria nossa vida se não fosse assim,mas isso é pura perda de tempo...

Eu não sei a receita da vida.Tenho meus próprios dramas pessoais,meus traumas,enfim... Acho que ninguém ganha um manual de instrução pronto,experiência só se adquire,vivendo!

Sabe aquela frase que diz que se a dor é inevitável o sofrimento é opcional? Confesso que a achava meio absurda mas estou finalmente entendendo-a.Como evitar sofrer se a dor é inevitável?

Bem,eu diria que embora a dor em si já seja sofrimento,podemos tentar com os recursos que dispormos a amenizar quando possível,e se não o for,temos que optar pela vida mesmo com dor! Há pessoas que tem uma visão tão míope a repeito da vida que já vão logo julgando os outros de loucos,de fracos,pelo fato de que esses admitem suas fraquezas.

Há quem diga que depressão é falta do que fazer,é frescura,é coisa de doido varrido.Mas quão bom seria se raciocinassem um pouco,se se informassem,e aprendessem a ouvir,ter empatia. Certamente teriam uma visão mais alargada e não mesquinha... Respeite se o outro diz que sente dor,seja ela física ou emocional. Escute.

Busque não julgar,apenas escute,escutar é mais que ouvir,tente se colocar no lugar da outra pessoa. Não diga nada que não sabe,não dê dicas a alguém deprimido,ele não precisa que digamos que precisa ter coragem,sair e fazer as coisas que uma pessoa "normal" faz.

Entenda: essa pessoa não está louca,não precisa de pena,mas se você foi escolhido para ser ouvinte,ouça.

Muitas vezes um ser que sofre só precisa saber que não está só,e não que lhe digamos como fazemos na nossa vidinha pseudo-normal.

Talvez você se pergunte do porque eu estar falando desse assunto desinteressante. Eu explico: eu já tive depressão,e sei que não é coisa que "inventamos na cabeça",nem falta do que fazer,não é nada fácil enfrentar essa doença tão envolta de ignorância e preconceito.

Imagine-se preso em um lugar escuro,sem nenhuma perspectiva de saída,você não dominando seus próprios pensamentos,medos imensos rondando sua mente... E pessoas o julgando:fraco,preguiçoso,inútil!

Você não tem controle,não acha a saída e essas vozes cruéis vão aumentando o volume. Quem são essas vozes?

Muitas vezes as pessoas que você ama,que até já ofereceu apoio,que

jamais imaginou que na pior hora da sua vida fossem lhe faltar.

Agora que estou "normal" ou como costumo dizer:"quase normal,porque ser normal é chato",eu busco escutar uma pessoa que se diz deprimida.

Acima de tudo tento não julgá-la,tento não falar de mais,nem dizer como deve agir... Tento acima de tudo dizer estou aqui se precisar de um ombro amigo e um ouvido atento. Eu procuro pensar que o papel de um amigo vai muito além de dizer o que devemos fazer,porque nem sempre temos as respostas, nem para nós mesmos!

E por isso eu tento sempre compreender,escutar e não ir logo dando a lição de vida perfeita que funciona para mim! Quem dera eu a tivesse!

Sabia que muitas vezes quando se está com um grande problema a ajuda começa por apenas dividir com alguém de confiança?

Então meu/minha amigo(a), sinta-se privilegiado se uma alma humana o julgou de confiança para desabafar seu drama,faça valer a confiança que lhe foi depositada. Não devemos esquecer que o tempo e o imprevisto vem sobre todos nós,e o forte de hoje,pode ser o fraco de amanhã... Não julgue,tente apenas compreender embora nem sempre seja fácil. Saúde para você é o que desejo sempre.

Elenite Araujo
Enviado por Elenite Araujo em 09/04/2013
Reeditado em 09/04/2013
Código do texto: T4231196
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.