Ovos de serpente.
A lei de Gerson sempre foi a marca registrada de uma grande parcela do povo brasileiro; o jeitinho, uma criação nacional, rompeu fronteiras e ficou conhecido no mundo inteiro; a malandragem carioca durante muito tempo soou como elogio e uma qualidade desse Brasil varonil.
Porém assim como toda semente, seja ela boa ou má lançada em terra fértil, dá frutos cem por um, essas pseudos qualidades germinaram vigorosas, se alastraram, cresceram e se transformaram numa horrorosa floresta do mal, rica em frutos de corrupção e morte, que atingiram quase todos os setores da sociedade.
A brincalhona e aparentemente despretensiosa lei de Gerson, cujo texto diz que temos de levar vantagem em tudo, transformou-se na máfia que se especializou em fraudar as licitações públicas, as provas do ENEM, e na venda a peso de ouro de vagas em muitos cursos de medicina.
O moleque e divertidíssimo Jeitinho brasileiro evoluiu para a máfia que explora as vaga de estacionamento no rio e São Paulo, ônibus clandestinos e vans piratas, além de se especializar em corromper policiais para vendas de celulares em presídios de segurança máxima.
A festejada e aplaudida Malandragem carioca, fez história, controla o jogo do bicho em todo Brasil, o comércio de drogas em todas cidades e vilarejos, abastece de armas e munição as facções criminosas das favelas e fora delas, Controla também todos os presídio do Brasil inclusive aqueles considerados de altíssima segurança; encheu de deputados mensaleiros o congresso nacional e manda matar adversários e policiais como se suas vidas não valessem nada; depois para completar a brincadeira macabra, sai atirando a esmos nas pessoas como se fosse os quatro cavaleiros do apocalipse.
O ser humano sobre tudo as crianças, aprendem por meio de tres fontes básicas: a família, a comunidade e a escola, e em nossos dias podemos acrescentar a televisão e a internet.
A família moderna com seu novo layout, com pai e mãe trabalhando fora o dia todo e os filhos sendo educados pelas atendentes de creches, não favorecem o diálogo e a vivencia do amor familiar, com seus pequenos conflitos, suas lutas particulares, superações e experiências tão imprescindíveis na formação do caráter de adultos equilibrados.
Para combater eficazmente o caos que se entranhou no tecido social, é preciso que medidas importantes sejam efetivadas por parte do poder público para devolver a autonomia à família, que hoje sofre com salários miseráveis e leis absurdas, como a lei da palmada que retirou dos pais a autoridade para educar e corrigir. Urge que o Estado elabore programas de inserção do jovem no mercado de trabalho e em cursos técnicos com equivalência, para aumentar-lhes a autoestima e prepara-los para voos universitários, livrando - os definitivamente das garras da miséria, das drogas e da violência.
GilbertoLima