O BENEFÍCIO DE SER RESILIENTE

Faz um mês aproximadamente, transplantei algumas mudas de orquídeas, que viviam agarradas ao tronco de imensa sibipiruna que tenho no jardim. Hoje pela manhã ao ir molhá-las, observei que uma dentre elas, está sofrida, querendo não sobreviver.
Rapidamente meu cérebro fez uma analogia entre as mudas da bela flor, com o ser humano. Entre nós há aqueles que se adaptam bem as mudanças, enquanto outros tem adaptações razoáveis, há ainda pessoas que resistem e sofrem muito à elas. 
Minha memória foi buscar dois exemplos: uma conhecida, faz um ano e pouco, perdeu a mãe, a quem ela era extremamente ligada. Mas, possuidora de uma mente aberta a impermanência da vida, chorou, sentiu e sente a ausência, e a saudade, mas trabalha bem com a enorme mudança de não ter mais, sua querida mãe, em seu dia a dia. Já uma amiga, teve que mudar de cidade, por força do trabalho do marido, e entrou numa crise de depressão considerada grave. Afirma ela, que não consegue viver longe de sua cidade natal.
Realmente ser flexível as mudanças, é uma conquista importante e facilitadora em nosso viver. E quem consegue, trabalha melhor com as impermanências da vida.
Afinal, hoje ainda, quem sabe, ELE pode nos tirar do nosso estreito quadrado, da nossa rotina, de perto dos nossos entes queridos. Portanto ir aprendendo a conviver bem com todo tipo de mudanças, nos faz resilientes e nos oferece condições de nos adaptarmos com mais facilidade a toda e qualquer mudança, seja ela grande ou pequena, que venha nos ocorrer.

(Foto da autora)


Lenapena
Enviado por Lenapena em 08/04/2013
Reeditado em 08/04/2013
Código do texto: T4229483
Classificação de conteúdo: seguro