A OPÇÃO HOMOAFETIVA

Nossa sociedade ainda é bastante conservadora, explicita ou implicitamente. Nessa questão da homoafetividade ( ou homossexualidade, como muitos ainda insistem nomear) o exemplo é bem forte. Não estou aqui querendo jogar pedras em quem não aceita a homoafetividade, entendo que nossa educação formal ainda é muito forte em todos nós, e até me coloco no meio, até certo ponte, faço parte de uma geração onde pouco se ouvia falar ,no tema ,de forma educativa ou informativa e quando era falado, era de forma pejorativa, nossos pais eram assim e se muitos de nós, com o passar do tempo, passamos a ter outra visão, acredito que seja por conta da informação e mesmo estudo sobre a matéria.

Entretanto, o fundamentalismo religioso de todos os credos está aí ( e mais fortemente de um ou outro especificadamente), marcando pesado. E temos o preconceito explícito e o implícito ,este ultimo quando a pessoa diz que não concorda com a violência contra os homoafetivos ,porque é contra a violência, mas não acha certo dois homens ou duas mulheres ficarem juntos sexualmente( na verdade, usei essa expressão ‘ sexualmente” por ser o senso comum ,mas eu prefiro afetivamente)

É realmente uma questão polêmica. Num mundo ainda profundamente machista, conservador dos valores adquiridos ao longo dos tempos como sendo os absolutamente verdadeiros, como que um pai, nessas características aí citadas(*machista e conservador) e que ainda é o senso comum , trata, no ambiente familiar, um filho quando descobre que ele é homoafetivo?Penso logo no meu pai que já não existe mais, ele ficaria horrorizado! Mas meu pai nasceu em 1905 .E não teve filho homem. Já naquela época, comentando o modo como meu pai conduzia nossa educação moral,ele era bem rígido, amigos nossos diziam que tinha sido bom eu não ter tido irmão.

Mas como eu referi, meu pai nasceu no inicio do século XX. O problema são os pais que nasceram nos anos 80, já na sociedade atingida em cheio pela AIDS, e que foram adolescentes na segunda metade dos anos 90. Estão todos na faixa entre 30 e 35 anos , e que já conviveram com amigos homoafetivos, tiveram ídolos homoafetivos, poderiam até já ter essa opção sexual como algo normal, entretanto, a gente comumente não vê isso. Aí eu me lembro do trecho da poesia do Belchior na belíssima ‘Como nossos pais” :” ...Somos e vivemos como nossos pais...”

Sou Assistente Social de Vara da Infância e da Juventude e casais homoafetivos estão demonstrando durante os estudos sociais, possuírem todos os requisitos para serem pais por adoção E isso não é aqui em Belém é em todo o país. Juízes já concederam a adoção para casais homoafetivos.

A homoafetividade ainda vai dar o que falar, o que pensar e o que agir, tanto faz se pelo conservadorismo ou pelo progressismo.Até porque ela está em todos os ambientes, áreas, grupos,etc..É o terceiro sexo, digamos assim.

Contudo, como evitar que ela se manifeste? O fundamentalismo religioso ainda fala que é coisa do Diabo( coitadinho do Lucifer, sempre levando a culpa), Alguns comunistas e conservadores que eu conheço, arriscam-se a dizer que na URSS- era tratado como doença( doença mental? Eita, na época em que o tratamento para males da mente eram os choques , homoafetivo deve ter sofrido por lá ).Então presume-se que ficavam escondidos, camuflados.

Contudo, alguém sabe explicar porque uma mulher ou um homem preferem parceiros do mesmo sexo?

Porque existe muita discussão,é praticada muita, violência, muito sentido pejorativo, expressões malévolas, mas explicar as causas, ninguém explica.Ou será que é porque não tem? Ous erá que é proque é algo absolutamente natural?

Aí eu penso: esse lance de atração entre os seres de sexos diferentes, penso que é um valor da sociedade, imposto por ela. Fomos criados assim, eu já me entendi assim.Mulher se preparando para os homens e homens esperando a mulher preparada( aquela doutrinação feita pela própria família -o eterno pacote- pai,mãe ,filhos, família, longevidade da relação ainda que pelos caminhos aconteçam tantas "cousas"). Mas não está escrito em nenhum lugar( talvez na Bíblia, ?) que homem não possa sentir atração por outro homem e mulher não possa sentir atração por uma mulher.

Ou será que está e eu ainda não li?

NINFEIA G
Enviado por NINFEIA G em 07/04/2013
Código do texto: T4228119
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.