OS INTOCÁVEIS

Há muitos anos, não me lembro de exatamente quando; a Usiminas estava em processo de privatização, o que muito desagradou a um determinado grupo. Independentemente do mérito da questão, o fato é que os descontentes fizeram uma manifestação em frente ao prédio em que os negociadores tratavam da transação. Na saída deles, os manifestantes os atacaram com uma chuva de ovos e palavras ofensivas.

O que muito me surpreendeu, sendo o mote desta crônica, foi a reação deles. Três ou quatro homens bem alinhados se mantiveram serenos, altivos e confiantes, olhando naturalmente à frente, sem responderem às agressões. Os ovos chovam-se contra o rosto deles e suas roupas, sujando-os; mas eles se comportaram como se os ovos fossem a brisa que soprava afagando carinhosamente os seus cabelos, ou como os raios de sol que tocavam com candura a sua fronte; e assim seguiram adiante.

Fiquei a pensar na postura de tais homens, sem dúvida, intocáveis. Pensei também nos ofensores. Há pessoas que atiram ovos podres, tomates podres e até fezes contra os outros, mas essa é a lei da vida, pois as pessoas somente podem dar aquilo que têm. Há os que oferecem paz, alegria, solidariedade, altruísmo, gentileza e uma mão amiga; eles podem dar isso, porque eles têm isso na essência do seu ser. Há outros que arremessam fezes e coisas podres, infelizmente é somente isso que eles têm em seu ser, então é somente isso que eles podem dar.

Outro fato interessante a ressaltar é que, à moda dos intocáveis, devemos ser seres agentes e não reagentes. Os seres reagentes têm as suas atitudes manipuladas por outros, pois quando ofendidos, eles ofendem; quando atingidos pelas fezes alheias, eles devolvem a agressão com fezes. E assim por diante vão sendo manipulados, reagindo sempre conforme a provocação sofrida. Os seres agentes não são assim, eles agem espontaneamente segundo os critérios dos mais elevados valores éticos e morais, expondo sempre o que têm de melhor, independentemente do que as pessoas façam contra eles.

Dê sempre o melhor de si, não permitindo que as atitudes mesquinhas dos outros manipulem as suas atitudes. Seja um ser agente, seja intocável!

(Extraído do meu livro: O Cronista)

Naassom
Enviado por Naassom em 07/04/2013
Reeditado em 07/04/2013
Código do texto: T4228102
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.