VOU, SEM HORA PRA CHEGAR!
Na hora indicada estamos no aeroporto pra pegar aquele voo que nos levará a um destino qualquer, com hora marcada. A previsão de chegada normalmente é acertada pra menos ou pra mais. Sempre se espera que isso aconteça, sem muito espaço entre as horas indicadas.
Ticket de voo na mão, horário de embarque respeitado e lá vamos nós.
Mas há um atraso considerável. E sempre a expectativa de que a aeronave pouse.
Todos na sala de embarque estão cheios de expectativas. Algumas pessoas em suas viagens de negócios, turismo ou retorno à cidade de origem. Essa ansiedade em ir e vir está no rosto das pessoas daquela sala, não importa o quanto costumeiro é. Da mesma forma a Comissária de bordo tem que passar as instruções em todos os voos e quase não recebe a atenção dos passageiros. É uma apresentação mímica solitária!
Aquele dia foi trágico! Sem acidente aéreo, claro! Foi muito cansativo, nada satisfatório e ansioso. Era o dia em que não se devia pegar aquele voo de duas horas de atraso. E a desculpa era que o “sistema” não estava funcionando. Pra mim falavam grego. Mas sei que o “sistema” no Brasil às vezes é falho sim!
Sempre se tem a esperança que se vai conseguir chegar a tempo de pegar a conexão seguinte. Afinal eu teria exatamente mais de duas horas pra isso, antes que chegasse a São Paulo para pegar meu próximo voo!
Ledo engano... Por questão de minutos, após duas horas de atraso...
- Cadê o meu avião?
Batendo as cabeças, passageiros procuravam informações no aeroporto de Guarulhos.
- Favor procurarem o guichê mais próximo para remarcação de horário em outra aeronave.
- Caramba! O próximo voo só as 18:15 h. Exclama um mais exasperado.
Mas nada se pode fazer quanto a isso. Nunca se tem uma aeronave reserva nesses casos.
O sistema continua falho.
Fome.
Lanches caríssimos. Chopp num bar, caríssimo. Café expresso, da mesma forma.
E no avião...
Todos acomodados depois de quase 04 horas nesse aeroporto, ainda com fome esperam o serviço de bordo.
- A seguir começaremos com o serviço de vendas a bordo. No assento à sua frente vocês verão o cardápio. Aceitamos pagamentos em dinheiro ou cartões. Caso a sua escolha tenha acabado, nosso comissário te mostrará outras opções de lanches. (Algo assim).
O carrinho de lanches para na minha frente e eles começam a servir a uma senhora.
- Sinto, mas só temos desses dois tipos de sanduíches. Diz à mulher.
Tudo bem... Tem o que escolhi.
O carro se adianta e some. Não vai voltar?
10 minutos depois ele volta e para ao meu lado.
- Desculpe-nos, mas não temos mais sanduíches!
- ...
- Temos ainda amendoins, sopa preparada na hora e opções de sucos em lata ou refrigerante.
- Por favor, uma sopa e um capuccino.
- 10 reais, senhorita!
Muito bem! Saí no lucro, pois no outro lanche eu pagaria 15 reais.
Enfim, um dia perdido entre um aeroporto e outro, surpresa com o novo procedimento dentro das aeronaves daquela empresa (...), e gracinhas de passageiros na área de embarque:
- Estamos bem arranjados! Até os tickets na hora do embarque eles querem destacados. Deve ser pra não lhes causar fadiga!
Vou, sem hora pra chegar!
Núbia Cardoso
07.04.2013