ANIVERSÁRIO SURPRESA

No dia treze de abril, um amigo nosso faz aniversário. Vai fazer setenta anos. Minha amiga, mulher dele, me mandou um e-mail me convidando para seu aniversário, me pediu segredo. Será uma festa surpresa, na casa de seu filho, na Vila Mariana.

Desde que recebi o convite, fiquei pensando que tipo de presente daria para ele. Pensei numa camisa, porém decidi dar um livro. Como gosto de romance, fui a livraria Saraiva para comprar o livro. Solicitei ao vendedor o livro “ De verdade” de Sándor Márai. Esse foi o livro que mais gostei de lê-lo. Gostei tanto que ao ler a última página do livro, voltei a primeira página e li até o fim novamente. Há livros de não canso de ler e já li muitas vezes, um deles foi Vidas Secas de Graciliano Ramos. O livro que solicitei não tinha na livraria, ela anotou título dele e disse que até quarta feira o livro estará lá. Pensei em dar o livro Veredicto em Canudos do mesmo autor, mas estava esgotado. Esse livro foi baseado no livro Os sertões de Euclides da Cunha, livro que nunca li e senti vergonha de não lê-lo, durante a leitura de Veredictus em Canudos. Como o livro Veredictus em Canudos estava esgotado comprei As Brasas do mesmo autor que já li e gostei. Não sei se ele vai gostar, pois ele é formado em Filosofia, mas se ele não gostar ele poderá trocar após trinta dias.

Ao sair da livraria, meu marido disse: “ele poderá ler o livro e depois trocar após trinta dias, é só ele tomar cuidado e ler o livro como você falou do menino, neto da dona da banca de revistas. Já falei como esse menino cuidava de seus livros na crônica: “ Amor e cuidado com os livros”.