Distimia

Mal humor!

Como descrever ou conviver com estado de espírito mais broxante, principalmente quando você é uma pessoa alto astral e divertida. Sei que não devemos julgar, não sabemos os problemas pessoais de ninguém. Mas e quando isso vira uma rotina? Estresse, noites mal dormidas, dores de cabeça, desmotivação, tudo isso e muitas outras coisas ajudam a dominação do mal humor, perdão pela expressão, "Puta saco do caralho".

Alguns dizem que esse estado é contagioso, descordo, você se tornará uma pessoa insuportável se quiser ou se tiver tendência para tanto, quando estou próxima de alguém assim sinto-me triste, até mesmo sem compreender.

É muito complicado compreender tendo em vista que você acorda sorridente, você sabe lhe dá com os problemas, você faz piada com qualquer situação e você sorri com as coisas mais imbecis do mundo, calma, eu não sou uma retardada que vive mostrando os dentes, mas sou aquele tipo de pessoa que não precisa ser ignorante com alguém para saberem que aquele dia meu humor não está dos melhores, minha expressão e meu silêncio bastam, e claro uma resposta irônica para aquele inconveniente que precisamos desenhar para ele entender algo.

Considero o mal humor como algo preocupante, afinal ele é o primeiro passo para uma distimia, não sabe o que é isso? É um tipo de depressão. Dê uma olhada nos sintomas*:

• Apresenta baixa ou nenhuma auto-estima;

• sente-se desmotivado(a);

• possui constante sensação de falta de esperança e um sentimento de negatividade;

• desinteresse ou perda do prazer pela maioria das suas atividades, ou perde totalmente o interesse em todas elas;

• tem insônia ou dorme excessivamente;

• apresenta perda de apetite ou alimentação exagerada;

• tende ao isolamento, tem poucos amigos e vida social limitada;

• sente uma falta de capacidade;

• tem constante irritabilidade e/ou descontentamento.

E com todos esses sintomas é natural aparecer sentimento suicida e a dependência pelas drogas. Triste e realmente preocupante, por isso se você convive com alguém assim ou com alguém que até agora apresentou apenas mau humor constante, apesar de ser um "puta saco do caralho" não desista dela e não se deixe levar, mas leve-a para o seu mundo, a faça sorrir, conhecer pessoas, mostre que ela está no mundo e também tem seu espaço reservado. Ah! E o principal, tenha muita paciência.

Hoje está ruim? Amanhã pode ser pior, mas você está vivo e pode fazer com que o amanhã torne-se melhor, ou quem sabe depois de amanhã, o importante é não desistir.

Fonte: Wikipédia