Um lugar diferente

 
Olhando uma coisa e outra sobre Paris na internet, notei um lugar que parece estar na moda atualmente, onde dizem que cafés e restaurantes são frequentados por artistas e estudantes. Suponho que seja um substituto do famoso Quartier Latin, já que ele se tornou destino de turistas. Falam da rua “De la Butte aux Cailles”, ainda pavimentada de paralelepípedos e com sobradinhos residenciais. Interessada em conhecer o local que me pareceu simpático, fiquei pensando no significado do seu nome. A palavra ‘cailles’ me lembrou ‘caillou’ (se diz caiú) que quer dizer pedregulho e butte, uma pequena colina. Imaginei, então, que o nome dizia tudo: rua de pedra na colina. Errei feio, traduzir de orelhada nem sempre é o melhor caminho. Descobri que cailles (se diz cáie) não tem nada a ver com caillou. Na verdade, é a colina das perdizes! Aí então é que meu interesse aumentou, pois durante longos anos de minha vida morei no bairro paulistano das Perdizes, que também é lugar de colinas e território estudantil. Apesar de tudo, nunca vi perdizes por lá e certamente não as verei em Paris. Em São Paulo, sei que o nome ficou porque outrora havia ali uma chácara onde eram criadas perdizes. Será que naquela rua parisiense ocorreu o mesmo?...




(*) Imagem google - rue De la Butte aux Cailles