Vândalos em Ação
Nas minhas caminhadas pela orla de Maceió, costumo passar pelo conhecido Posto Sete, na Jatiúca, onde há um busto de um importante político da Alagoas, que fez parte da chamada “Redemocratização” do país, ao lado de outros respeitados políticos da época, a exemplo de Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Mário Covas, entre outros.
No busto há uma placa onde consta uma de suas frases – “O sonho é próprio de todos nós. Não existe nenhuma realidade sem que antes se tenha sonhado com ela”. Inúmeras vezes essa placa foi destruída pelos vândalos, sendo reposta sempre com os mesmos dizeres, datas de nascimento e de sua morte.
Hoje, mais uma vez, passo por lá, e aplaca já não estava no lugar. Não fica a mais de cem metros de um posto da polícia. Eis aí um total desrespeito aos nossos monumentos. Não vemos outra razão, a não ser uma questão de EDUCAÇÃO, ou a falta dela.
Sem mencionar a cultura da Europa, vemos em países vizinhos, na América do Sul, o zelo que se tem pelos seus monumentos, intactos por longo tempo.
Aqui, a falta de punição aos malfeitores, deixa-nos indignados pelo desrespeito que continua a reincidir neste e noutros casos.
Independentemente da corrente partidária a que o personagem pertencia, há de se considerar que ele fez história no nosso país. Além de seu destaque na política nacional, ficou também conhecido como “O Menestrel de Alagoas”. A ele a nossa homenagem.
Na política tive um ídolo
O famoso menestrel
Que em todo o Brasil
Fez um brilhante papel
Ele hoje está orando
Na tribuna lá do céu