O Facebook e as novas gerações
Antes de começar esta crónica quero referir que esta é uma crónica que visa transmitir apenas e só a minha opinião, como tal e caso haja quem discorde da mesma apenas o terá de transmitir de forma educada e terá o seu direito de resposta assegurado, porque como defensor da liberdade seria o último a fazer censura a comentários e opiniões desde que venham em linguagem educada.
Quanto á crónica, começo por vos dizer boa noite a todos, ao longo das últimas semanas tenho me deparado com alguns posts e opiniões um tanto ou quanto controversas, passo a falar de algumas.
Toda esta crónica é direccionada á rede social Facebook e a quem dela usa e por vezes abusa, vejamos, uma rede social é como o nome indica um espaço que liga o mundo, tendo isto em conta é bastante difícil perceber como é que ainda existem pessoas que tentam fazer destas redes um espaço em que 1 like ou gosto como quiserem vale mais do que uma amizade, vou vos contar uma história verídica, fiz e faço parte de uma geração que apesar de já ter facebook alguns de nós ainda foram em crianças ensinados a "trabalhar" com IRC e com todas as outras ferramentas de socialização, por si só haviam os mesmos perigos que ainda existem hoje, apenas não eram tão divulgados, eram divulgados pelos pais em casa, pelos irmãos e irmãs que também usavam dessas ferramentas e por aqueles que tentavam manter a ordem e o controlo nas mesmas. Isto tudo era visto como muito pouco seguro, no entanto a mentalidade e a forma que nos ensinava a ver o mundo sempre nos mostrou que não devíamos correr certos riscos e/ou tomar certas atitudes.
Atitudes essas que me preocupam ver hoje nas novas gerações, a adoração da "futilidade", o culto do corpo, o bullying cibernético, tudo isto em posts de jovens , na sua grande maioria.
Agora pergunto, o que está a falhar com estas novas gerações?
Será uma questão paternal/maternal de falta de tempo para aplicar educações correctas ou simplesmente uma formação de mentalidades demasiado tarde, poderemos estar perante as piores gerações do último século?
Ficam as perguntas...
Um Abraço e atenção á vida, porque o que passarem hoje nunca terá uma repetição no dia de amanhã...