Por mais sextas-feiras santas durante o ano!

Abaixo-assinado a favor do aumento de sextas-feiras santas durante o ano

Ontem, quinta-feira, véspera de feriado, por volta de 22h30 da noite, as ruas do centro estavam desertas. Foi durante passeio costumeiro que percebi que a cidade estava diferente.

Preocupado, lembrei dos tempos de toque de recolher na época dos ataques do PCC há quase sete anos. Perguntei para outros moradores, na Internet, o motivo e fui informado que aquele comportamento estava associado ao respeito à sexta-feira santa.

Ou seja: a garotada que bebe excessivamente e volta pra casa quase caindo, outros que gostam de fumar unzinho na praça perto da delegacia, os donos dos carros que andam a milhão com Funk no último volume e não param no cruzamento, e aqueles que fazem da motocicleta uma moto-serra não saíram de casa por causa... do feriado religioso!

Bem, no fundo minha dedução descrita no início não deixa de estar certa: trata-se de um toque de recolher imposto por pessoas que influenciam e dominam através do medo. Nos excessos semanas antes do feriado nem polícia dava jeito. Religião dá! Deste modo, podemos ter noção de quem é que manda na cidade de verdade.

Fiquei tão surpreso que resolvi escrever este texto para propor um abaixo-assinado a ser enviado diretamente ao Vaticano. Tradutores de italiano e latim que quiserem ajudar, serão bem-vindos!

Se a investida der certo, restará apenas um problema: os mendigos e usuários de droga, que continuarão na rua. Para este outro problema, outra ideia: pedir ajuda a jesuítas! Uma vez catequizados, estes elementos também se sentirão intimidados e ficarão recolhidos nestes dias.

Por mais sextas-feiras santas! Umas quarenta e seis no ano iam bem! E olha que silêncio! Olha que paz!