A Páscoa de cada um

Páscoa, para mim, tem sabor de saudade. Manhãs alegres, família reunida, gente falando sem parar, bocas cheias de chocolate, menino correndo, menina gritando, tanto chocolate que parecia não acabar nunca mais. Naquela casa havia muitos meninos e cada um ganhava um ovo. Eram ovos de todos os tamanhos, cores e sabores. Mas antes dos ovos, tinha a missa. Missa de Páscoa. Minha mãe não ia à igreja, mas fazia questão que eu e meus irmãos fossemos. Então, acordávamos cedinho e cedinho saíamos, a missa era alegre e mesmo sem entender muito bem o que se passava, nos domingos de páscoa sempre saía da igreja renascida.

O resto do dia era festa. Íamos para a casa da minha avó, para o almoço da páscoa, lá encontrávamos com o resto da família, que, aliás, não era pequena. Meus pais não eram de falar muito sobre o que estávamos comemorando, talvez porque eles mesmos não soubessem muito sobre o assunto, então só restava para mim e meus irmãos comemorarmos o encontro dos ovos que aconteceria durante todo o dia.

Éramos muitos, eu, meus irmãos, meus primos, nossos pais e avós. Meus avós, talvez sem planejar, construíram uma família bastante numerosa. Sempre nos reuníamos nas datas comemorativas e a Páscoa era uma dessas ocasiões. Como toda família desse porte, quando nos encontrávamos tudo ficava plenamente desordenado. Falávamos todos ao mesmo tempo, ríamos alto, brigávamos, dançávamos e comíamos muito. Na época, invadida por um estado de plena satisfação, não refletia sobre o que de fato comemorávamos, apenas comemorava.

Hoje penso naqueles dias com saudade e me permito concluir que mesmo sem saber quase nada do que comemorávamos, penso que vivenciávamos a páscoa em toda sua essência, porque se a Páscoa é a ressurreição de Cristo, e acredito que Ele renasce em cada um de nós, imagino que esse renascimento só é possível se nossos corações estiverem suficientemente leves para recebê-Lo e era isso que fazíamos na casa de meus avós, deixávamos nossos corações leves e mesmo sem saber, saíamos dali renascidos para a vida.