Exaspero x Indiferença

O mês de março de 2013 está quase no seu fim, e não aguento mais todos os dias abrir o jornal e deparar-me com uma notícia ruim, não, não estou falando dos infindáveis derrotas ou empates da seleção brasileira, afinal todos sabem que o Felipão ganhará a copa do mundo apenas para esfregar na cara de todos que desacreditaram nele, além disso a copa será no brasil, então relaxem. Também não refiro-me a inflação média de 6,42% nos preços dos ovos de páscoa, não deixa de ser um absurdo, mas ainda não é algo que detenha minha atenção.

Refiro-me a exasperos mais graves, sei que fui redundante, mas nesse caso é necessário.

Na capital paulista entre o mês de janeiro e fevereiro houve um crescimento de 15,4% em casos de homicídio doloso (com intenção de matar), 114% em latrocínios (roubos seguidos de morte), 29% em estupros, 4,2 % em roubos de veículos e 8,1 % em furtos de veículos, isso tudo em relação ao mesmo período de 2012.

Em menos de 24h ocorreu dois arrastões em prédios no bairro Jardins, na zona oeste da capital, no primeiro a quadrilha assaltou 11 apartamentos dos 12 existentes no prédio, no segundo conseguiram assaltar 5 dos 9 apartamentos. Como conseguiram entrar nos prédios? Eles clonaram a placa do veículo de um dos moradores.

No Rio de janeiro, Petrópolis está em estado de emergência, já subiu para 33 o número de mortos e 1.074 pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas. E no meio disso tudo, ainda há indivíduos maldosos que adentram casas e assaltam o que restou, é o que eu costumo chamar de "espírito de porco".

O Brasil inteiro continua com as manifestações contra o Deputado Marco Feliciano, atual presidente da comissão de direitos humanos, até seu próprio partido já declarou que almeja pela renúncia do deputado, no entanto, ele já declarou que só deixaria a comissão se morresse, logo já tornou-se comissão dos direitos dele, e não dos humanos.

E a piada do mês? As duas redações do ENEM expostas ao público pelos próprios candidatos desqualificando os examinadores, o primeiro que acrescentou a receita do miojo e o outro o hino no palmeiras, receberam notas 560 e 500 respectivamente, uma média de 50% da nota máxima. Prova essa que substituiu o vestibular em algumas universidades. Oi?

É um exaspero negativo atrás do outro. Ao invés disso vamos exasperar em segurança pública, vamos exasperar em educação pública, vamos exasperar em bondade, vamos exasperar em amor ao próximo, vamos exasperar em humanidade. Infelizmente no nosso país tudo isso nunca chegou nem perto do exaspero, mas anda lado a lado com a indiferença.