A DIFICULDADE DE SER COMPOSITOR

A dificuldade de ser compositor

ALMIR LOPES RC

A cada dia que passa fica mais difícil de sobreviver como compositor no Brasil.

Porque os melhores compositores não se arriscam para ver suas obras primas mal interpretadas ou distorcidas nas interpretações dos já conhecidos cantores nacionais. Esses tantos que saem fazendo shows e apresentações, somente com o intuito de aglomerar o maior número de pessoas, denominadas fãs, para torná-los mais famosos, nem que seja temporariamente e ou ricos milionários empresários camuflados.

Vez em quando morre um bom ou excelente cantor e isso dói demais no cenário artístico. Porque é sempre uma perca irrecuperável, que enfraquece a moldura do quadro fragilizado pelo capitalismo crônico da modernidade artística vocal.

Enquanto isso, o que está na mídia atual são alguns fortes atletas, bonitos e corajosos, que deveriam ser exclusivamente atores, que fazem gestos insinuantes abrindo a boca e dizendo o mesmo blá-blá-blá. É o sucesso do senta-levanta, do dá um grito aí galera e bate a palminha e do famoso rebola a bundinha para cima e para baixo, etc.

E ainda tem deles que navegam diretamente no oceano da vulgaridade pegando a onda da alta baixaria, dizendo e fazendo coisas que nem eles

se dão conta depois.

No tempo do “disco vinil” apareciam os nomes dos compositores nos discos e nas capas, agora com a tecnologia moderna nos sofisticados equipamentos não há espaço gráfico para as colocações dos nomes dos devidos autores. Aparecia também, com destaque na TV, uma vinheta especial toda vez que o cantor começava a cantar cada música.

Mesmo que o compositor não recebesse o devido ressarcir, legalmente o nome dele estava registrado naquela composição musical e assim a sociedade tinha conhecimento do criador daquela obra cultural.

Pelo menos dava para o compositor inflar o seu ego, vendo o nome dele na tela e gerava prazer na divulgação da música naquela apresentação televisiva.

Convém salientar que quando a música aparece é como o fruto de uma árvore e essa árvore já estava plantada em algum lugar. Tem raiz, caule, e galhos espalhados dando vida às folhas. É aí que está o compositor com os altamente qualificados músicos selecionados, cada um no seu devido papel, dando de si o melhor no topo da sua competência instrumental.

E agora? O que será ou o que já é do compositor?

Eis uma sugestão pessoal: Vamos criar uma sociedade anônima dos compositores? Ou será que

ela já existe e é anônima.

Lembremos que já tem gente vendendo música como frutas desclassificadas na feira, é na bacia!

Os melhores cantores/intérpretes só cantam o que fazem ou compram barato a essência daquilo que não deu para fazer, por falta de tempo ou de inspiração. Não vou citar nomes pessoais, porque a verdade sempre incomoda e ainda mexe com o fundo financeiro.

Mas para quem tem conhecimento da causa e quer ajudar a manter a classe é só me entender, não precisa eu estilhaçar ninguem.

Eu faço as letras nas exigências solicitadas, sempre sujeitas as alterações, para encaixar melhor na dicção, na harmonia e de acordo com o gênero.

Não é porque eu fiz que tem de ser do meu jeito! O cantor é quem vai dar vida na interpretação, com segurança e responsabilidade.

Não quero contestar nada com ninguém, somente quero que os compositores se enxerguem com os seus próprios olhos e se valorizem no mercado, reivindicando todos os seus direitos como artistas, insubstituíveis por efeitos especiais dessa alta tecnologia avançada...

As técnicas e a voz se adquire em conservatório mas a inspiração para compor provém do PODER SUPERIOR – DEUS!!!

Em Teresina(PI) março de 2013

Abraços Fraternais...

Compositor ALMIR LOPES RC