Desperdício Emocional

Quem de nós não desperdiça energia diariamente? Seja à espera de ouvir um "SIM" ou pelo medo de ouvir um "NÃO", numa entrevista de emprego, numa discussão com um amigo ou familiar...enfim, situações comuns que fazem parte da vida.

O mais desgastante não é, na maior parte das vezes, passar por essas situações. O que esgota energias é o modo como passamos por elas. Bater na mesma tecla incansavelmente, nem sempre é sinônimo de persistência - pode ser inflexibilidade, intransigência. Popular teimosia. Defender pontos de vista e tentar fazer com que todos pensem como você nem sempre é persuasão - pode até ser ignorância, se não respeitar opiniões e culturas diferentes.

Algumas pessoas tentam, a todo custo, convencer outras de que seu modo de vida está errado, e apontam caminhos e aparentes soluções. Acho que não é bem por aí que se ajuda alguém. Principalmente porque, aos olhos de alguns, o mesmo caminho pode ser proveitoso, e aos olhos de outros não. Experiência é algo muito individual, não se doa, nem se compra. Conselhos, até servem. Mas o amor e amizade são parceiros inseparáveis da compreensão e do respeito às diferentes escolhas, incompatíveis com a atitude egocêntrica de obrigar alguém a pensar ou agir como você. No entanto, muito diferente é, por exemplo, a situação de ver uma pessoa insistir em um caminho equivocado e fazer o possível para lhe mostrar isso de alguma forma. Mas, como ouvi certa vez, o difícil não é viver, mas sim conviver.