COMPLEXO.

Quem pensa ser mais do que é ou insistentemente procura uma projeção que nunca alcançará, por visíveis e enormes limitações, sempre de fundo patológico, que se escora em uma necessidade do “ego” de afirmação, em razão de seu alto complexo, arrastará uma vida de sofrimentos levando os que estão consigo nessa procissão de frustrações.

Sabem de suas limitações com absoluta convicção e tentam sublimar, e se acham o mais quando sempre serão o menos em círculo mais elevado, e assim se tornam desprezíveis em atitudes e gestos. Vivem na solidão, ninguém os procura, só almas caridosas. São também e sabem disso, objeto de ironia e pena da sociedade por suas fraquezas e ridículo a que se expõem. Isto quase sempre é fruto de deficiência com traços de sangue fácil de avaliar pelo entorno.

Sofrem todos que estão em suas companhias. Não respondem a tratamento psicoterápico, embora possam ser tentados, tendo de se submeterem à química por toda a existência para que tenham que suportar a vida. Não toleram a sociedade e se fecham em suas sombras, emparedados na insuficiência. Em razão disso se inclinam para os vícios e a baixeza da personalidade. Por vezes cometem crimes na juventude quando os arroubos se mostram mais presentes, são os "medrosos valentões" que as drogas motivam.

Ficam distantes da solidariedade, só pensam em si, são covardes e medrosos, traidores, falsos até mesmo com parentes e amigos se os têm, abandonam entes queridos se deles dependerem em algo, criminosamente, abandono material. Acabam entregues a vícios e drogas permanentemente. Restam sozinhos.

Carregam a inveja como ponto marcante de suas atribuladas vidas de fracassos, e se puderem massacram aqueles que a eles se dedicaram, a amizade é valor desconhecido se um possível amigo dele precisar, em qualquer obséquio ou favor a seu alcance, mínimo ou máximo.

É preciso dessas pessoas manter distância. Só quem por um azar do destino depender delas as tolera por necessidade se não tem forças para romper o vínculo, marido ou mulher. O complexo arrastado por insuficiência de berço é um grilhão para o resto da vida.

A compreensão é tão limitada que conheço quem diz se ajoelhar diante da elevação da Hóstia Santa e ser dizer ateísta ao mesmo tempo, uma conturbada insuficiência que suas reduzidas inteligências e falta de lógica não conseguem situar. Se acham maiores que qualquer coisa quando são as menores coisas que a natureza colocou por aqui.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 25/03/2013
Reeditado em 25/03/2013
Código do texto: T4206592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.