'Fiquem mais relax, tentem relaxar,,,'
De uns tempos pra cá meus amigos mais próximos tem se admirado, ou chocado não sei bem, ao me ver cantando 'pagode' e até alguma coisinha de 'sertanejo universitário'. Pois eh! Que fase é esta??? Sei que há todo um contexto pra se chegar a este ponto. Como diria minha amiga Miriam, 'aí tem coisa!'. Ela me conhece muito bem. Provou isso com a precisa descrição que fez sobre a minha pessoa aqui no Recanto.
Tudo bem, até concordo que esse gosto estivesse escondido nos meus fios de cabelos louros, hehehe, mas há uma explicação mais convincente pra que isso esteja acontecendo, e que talvez seja a mesma, para que esses gêneros musicais estejam 'bombando'. Minha amiga Miriam mencionou 'Josê gosta de boa música', o que implica boas letras, algo com conteúdo e um significado menos excludente e preconceituoso. Sim, porque toda letra musical tem um significado e representa um determinado tempo e espaço. E é justamente isso o que mais me apavora no nosso atual contexto. E que nada tem a ver com o gênero musical, e sim, com a pobreza de palavras, mas que quer dizer muito. Palavras implicitamente carregadas de ideologias e apologias no mínimo preocupantes, pra ser 'leve'.
Perceba o significado mais informal de Ideologia: 'Conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas'.
É necessário refletir sobre a real intenção dessas cativantes melodias. E que neurologicamente nos causa um efeito hipnotizante. Veja:
'Existe uma região em nosso cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte de nosso cérebro na qual a música é percebida. No tálamo, as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão e inteligência. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada em nosso cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central, sem passar pelo sistema nervoso. Por isso é difícil uma pessoa esquecer uma música, mesmo que seja alguma que não goste, pois o tálamo grava “todos os tipos”, boas ou más.'
Bem, o que significa que ainda há chance de se fazer uma seleção de aproveitamento. Uma boa análise antes de que seja tarde e seu sistema nervoso central seja 'danificado', hehehe, e você comece a reproduzir inconcientemente certos conceitos dos quais costuma ser totalmente contrário.
Outro dia, ao entrar no consultório, minha terapeuta pergunta: 'E aí, o que tem pensado?'. Rapidamente respondi: "Olha, tem uma coisa que fica batendo, batendo na minha cabeça e não sai. Um barulho insistente que faz 'ahhh lelek, lek, lek, lek...", Hehehe! Preciso urgentemente de ajuda!!! Me explique que visão de mundo é esta???
Então, meus caros amigos, que me fizeram pensar sobre o que tenho me pegado cantando por aí, por favor, não se assustem. 'Fiquem mais relax, tentem relaxar..', rsrrs. Continuo seletiva . Saibam que ainda estou bem!! Ainda cultuo o que é belo e não 'o Belo', hehe! Ainda estou cantando alguns 'refrões' do tipo, 'Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu, se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar, se bem que o brilho dela nem se compara ao seu,,,'. Algo relacionado, e de uma forma muito explícita, aos temas universais, como o AMOR! Ahhh,,,desse eu não abro mão!
E sigamos em frente, com 'ousadia pra vencer! Ô le le le le! Alegria pra viver! Hahahaha!