Segue o Som

Elizeth Cardoso apresentou-se pela primeira vez, aos 18 anos, ao lado de Noel Rosa na Rádio Guanabara. Deve ter sido no nosso Rio de Janeiro. Tive essa informação no programa Segue o Som, da TV Cultura ou TV Brasil, antes TV Educativa. A melhor alternativa pra gente em termos de TV! Elizeth, a maior cantora brasileira de todos os tempos (é difícil, temos ainda Dalva de Oliveira, Angela Maria, a própria Elis, e outras nas nossas boates da vida...). Noel, de quem nada precisamos dizer, além de ser ainda hoje reconhecido - e certamente será por muito tempo - como o maior poeta da MPB. Mas essas pessoas, à época em que se apresentaram pela primeira vez, estavam meio na situação do grande Van Gogh, que vendeu apenas um quadro, pro seu irmão, quando estava em grandes dificuldades financeiras. Grande besteira é a vida. Ou grande loucura. Como qualquer grande filme de arte, que nos faz saltar da cadeira como se tivéssemos uma mola em baixo da gente.

Mac The Knife, belíssima composição de Kurt Weill, com letra de Bertolt Brecht, dois ferrenhos socialistas, graças a Deus, foi gravada por gente como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Bob Darin, Louis Armstrong e outros. Todos belíssimos artistas e também fora de série, mas que provavelmente nada tinham a ver com o socialismo (e nem tinham que ter, é claro). Isso também aprendi no excelente Segue o Som, programa apresentado por uma dupla de rapazes com a maior competência e que é um verdadeiro show de cultura.

Faço então, descaradamente, a maior propaganda desse programa da TV Brasil - Segue o Som. Sem ter tido qualquer solicitação nesse sentido. Lamento não ter ainda decorado os nomes dos dois rapazes que o apresentam.

Maricá, 23/03/2013

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 23/03/2013
Reeditado em 28/03/2013
Código do texto: T4204294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.