RELIGIÃO (O QUE É E O QUE DEVERIA SER)?

Quinta-Feira, 21 de Março de 2013

RELIGIÃO (O QUE É E O QUE DEVERIA SER)?

Ao conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais, é o que chamam de religião. Fui pegar essa descrição na Wikipédia, mas através de um dicionário, qualquer pessoa pode descobrir o significado desse termo.

Se alguém pretender saber quantas religiões existem, hoje, no mundo, não terá uma resposta que aponte um número exato. Mas segundo certas fontes, o Cristianismo possui em torno de dois bilhões e cem milhões de adeptos (ou seguidores). Isso representa dizer que gira em torno de um terço da população mundial.

No entanto, mesmo sendo seguidores de Cristo (daí o nome Cristianismo), esses estão divididos em partes, quais sejam: Católicos, Protestantes (Evangélicos), Ortodoxos e Espíritas, havendo entre eles certas discordâncias de critérios religiosos entre si.

Mas tentando buscar saber quantas são as religiões no mundo, deparei-me com, no mínimo, uma dezena delas. Daí resultando me a indagação do seguinte: Qual dessas religiões podem afirmar ter a verdade sob seus auspícios?

Sabe-se muito bem que por causa de religião existem guerras no mundo. A mais conhecida está lá no Oriente Médio, entre mulçumanos e judeus, que já vem de muitos séculos, inclusive. E no Brasil também existem confrontos religiosos, sim.

Os Evangélicos costumam se arvorar em donos de certas verdades, no que tange à religião, confrontando-se com várias delas, a começar pelo próprio Catolicismo, onde não aceitam o uso de imagens, bem como não

acatam o uso de Maria, mãe do Cristo, como uma entidade, se assim podemos colocar, que mereça tanta adoração, como o fazem os Católicos.

Também são adversários ferrenhos daqueles que seguem o Espiritismo, sendo que em geral os classificam como discípulos do diabo, por esses acreditarem na reencarnação, mas que misturam farinha com marinha, quando pensam que o Espiritismo usa imagens e rituais com velas, cachaças e animais mortos, confundido-os com os praticantes do Candomblé e da Umbanda.

Tudo isso só se dá porque o ser humano ainda não tem como provar de onde vêm, exatamente. E, por conseguinte, para onde irá após sua morte. As teorias a respeito são muitas mas nenhuma delas pode comprová-las no que consideram dentro do científico. Daí esses embates frequentes entre elas, sem que cheguem a um lugar comum.

O interessante nisso tudo é ver muitas das pessoas que se dizem religiosas, descambarem para o que consideramos fanatismo, partindo para extremos quando encontram opositores às suas convicções. E temos lá no Oriente Médio, a presença daqueles que são considerados fundamentalistas, que chegam a colocar fim em suas próprias vidas, explodindo-se com artefatos, destruindo-se a si e ainda causando a morte de muitos que estiverem em suas proximidades.

Infelizmente, o ser humano ainda não alcançou o grau absoluto de racionalidade que costuma pregar. E, pelo jeito, ainda falta muita vivência e aprendizado do que se precisa para alcançá-lo. Enquanto isso, a humanidade ainda terá que conviver com todas e tantas mazelas perpetradas por esse ser que se auto-considera inteligente, mas que entre o que diz e o que fala, deixa uma divisão extrema e profunda em suas ações.

Então, é torcer para que os cientistas de plantão consigam alcançar sucessos em suas buscas e pesquisas a respeito da origem humana. E que não tenham muito tempo para isso e nem demorem a descobrir tal fato.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 23/03/2013
Código do texto: T4204156
Classificação de conteúdo: seguro