Relacionamentos são campos férteis, mas frágeis!

Pensando como somos, por vezes, fortes, por vezes receosos, por vezes ousados, por vezes calamos quando deveríamos bradar, por vezes gritamos quando deveríamos calar, e outros tantos mais de comportamentos que manifestamos nos mais variados momentos e circunstâncias de nossa vida, cheguei a uma conclusão: Somos seres pequeninos que estamos numa caminhada árdua procurando melhorar em vários aspectos de nossa vida a cada dia.

Quanto mais o tempo passa, mais constato o quão frágeis somos nós.

O corpo começa a dar sinais de que precisa de 'reparos' médicos, as conversas ficam mais temperadas com maturidade e educação.

Começamos a usar de forma mais acentuada e constante o 'filtro' do : até onde posso ir no diálogo com esta ou aquela pessoa, etc e tal. Evitamos falatórios infrutíferos. Administramos melhor nosso tempo.

Pensando bem, não creio que a maturidade nos deixe mais armados ou na defensiva, porém, ficamos mais ponderados no trocar ideias e não usamos de futilidades para interagir com nosso semelhante. Ficamos mais polidos, mais reflexivos, mais seletivos, mais compreensivos e muito mais (pelo menos acontece comigo) amorosos.

Neste quase meio século de vida, aprendi a cultivar o hábito de dispensar uma gota de amor diária. Pois é: Uma gota diária de amor para qualquer pessoa que atravessa meu caminho a cada dia.

Gosto de cumprimentar as pessoas com um breve sorriso. Costumo distribuir bom-dia, boa-tarde, boa-noite e muito obrigada com uma frequência que chega a incomodar. Sim, educação incomoda quem não tem, pois há pessoas que sequer respondem.

Nos relacionamentos, é característicos dos seres humanos recriminar certas condutas, mas é importante sabermos aceitar as diferenças e, caso faça-se necessário, mostrarmos, de forma serena, onde está a falha que nos incomoda.

Diga-se de passagem: muitas vezes estas falhas que vislumbramos nem é uma falha de verdade, mas um erro de interpretação. É preciso cautela. Relacionamentos são campos férteis, mas frágeis!

Dizem que é preciso saber viver. Concordo plenamente. Ai de nós se não soubermos viver.

Neste mundo onde há pessoas que são tão cruéis, tão más, tão desumanas, tão egocêntricas, se não nos cuidarmos com destreza, seremos pisoteados por muitos. Poderemos até ser expostos ao ridículo, ser colocado numa situação vexatória, degradante ou discriminatória. É fato. Isto acontece cotidianamente com as mais variadas pessoas e muitas vezes, bem 'debaixo do nosso nariz'.

É preciso saber viver, saber respeitar, colocar limites e exigir que a recíproca seja verdadeira. Certamente, assim, acredito que viveremos bem melhor!

Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 22/03/2013
Código do texto: T4202634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.