MEU COQUEIRO ANÃO

Tanto que eu queria um coqueiro no quintal que me surpreenderam nos dias dos pais de 2009 com uma muda de coqueiro anão.

- Já tem um ano de idade, o homem disse que ele começa a produzir com 03 anos.

Era uma muda pequenina, mas com experiência de vida de gente grande , pois nem sentiu a mudança e foi logo se alongando e criando novas folhas.

Todos os dias, ao chegar do trabalho, passava por ele, cumprimenta-o e com carinho acariciava as suas folhas compridas e arejadas que ao sussurrar dos ventos balançavam em movimentos de vai e vem agradecendo.

As primeiras folhas que conheci ao chegar ficaram amareladas e foi preciso ceifa-las, mas do seu interior outras lindas folhas surgiram trazendo uma beleza incomum à sua performance.

O meu coqueiro anão já assistiu algumas de minhas histórias. Primeiro foi a ansiedade na publicação do livro Engenheiros de Pau a Pique, minha obra literária contendo histórias da minha infância.

Também foi testemunho das Bodas de Prata da minha união com a Beatriz, minha eterna companheira que juntamente com o lançamento do livro foi realizada uma grande festa.

No ano de 2011 meu coqueiro anão quase ficou sem os afagos que o embalavam todos os dias. Uma súbita dor me levou a uma nova cirurgia de emergência e durante quarenta dias fui limitado poucas atividades.

Outro dia, em uma visita formal ao meu coqueiro anão, contei a ele da minha alegria de vê-lo tão formoso e então resolvi contar as folhas que nasceram desde a sua mudança para o meu quintal, quando apenas quatro folhas podiam ser contadas.

Me surpreendeu: eram dez! Uma dezena de folhas alongadas e belas evoluíram do seu tronco desde que aquele tempo, as quatro folhas ceifadas se transformaram em base para que seu tronco fortalecesse para cima e avante.

Meu coqueiro anão que foi meu companheiro em uma linda foto na sua chegada onde eu precisei me ajoelhar para ficarmos iguais em tamanho, hoje o seu porte transcende duas vezes a minha altura ligando-nos da terra ao céu.

Meu coqueiro anão, buscando vitalidade verde terra abaixo, mostra pelo seu porte que em breve frutos vigorosos brotarão do seu tronco para compartilhar conosco o seu néctar adocicado.

Meu coqueiro anão: faça-me forte como você para que possamos juntos vivenciar os momentos felizes que ainda hão de vir.

Salve meu coqueiro anão. Salve meu grande companheiro...

Paulinho de Freitas

22/03/2013

Paulinho de Freitas
Enviado por Paulinho de Freitas em 22/03/2013
Código do texto: T4202423
Classificação de conteúdo: seguro