Honestidade é adquirida ou aprendida?

Tem certas coisas que acontecem que depois paramos para pensar.

Estava passeando com minhas filhas no Shopping, elas já estavam com seus 6 anos, e gostávamos muito de passear no final da tarde, quando os deveres já estavam prontos e a espera do pai ficava mais impaciente...

A data estava aproximada da Páscoa, e já tinham Ovos por toda parte, e também uma loja de grande porte estava lançando, ou melhor, relançando aquela fofolete, com roupinha de coelhinha. Elas se encantaram e resolvi comprar, pensamos também em algumas amiguinhas, afinal, seria um bom presentinho de Páscoa.

Fizemos a compra e ao sair da loja, elas queriam logo segurar suas respectivas bonequinhas, e a nota fiscal caiu no chão, eu não sei bem porque olhei e reparei que a caixa havia errado na contagem das bonequinhas e cobrou uma a menos. Falei em voz alta: “A moça da caixa esqueceu de cobrar uma bonequinha”.

Os olhinhos ficaram arregalados e percebi a preocupação, e elas rapidamente se voltaram em direção da loja, e disseram: “ Temos que ir pagar a bonequinha mamãe”.

Fiquei tão feliz com a reação imediata de honestidade, e fomos logo falar com a moça. Infelizmente quando comecei a falar de seu erro, ela nem deixou eu terminar e já disse que tinha que chamar o responsável da loja, eu a interrompi e disse que não havia necessidade, pois era só pagar a bonequinha que ela havia esquecido de cobrar. Seu olhar de espanto me deixou mais orgulhosa ainda das minhas pequenas filhas. Que saíram normalmente já pensando no que iriam comer na lanchonete. Nem se deram conta que aquele ato tão correto, nos dias de hoje parece ser heróico.

Não comentei mais o fato com elas, só com meu marido e parentes, pois aquele orgulho de perceber nelas uma honestidade natural, não querer se dar bem com os erros dos outros, me fez parar e pensar...

Será que posso mesmo ter orgulho de achar que fomos nós( os pais) que ensinamos essa honestidade para elas?

Ou isso já vem conosco de nascimento, apenas alguns esquecem pelo caminho da vida...

Rose Benicio

Rose Benicio
Enviado por Rose Benicio em 22/03/2013
Reeditado em 01/05/2013
Código do texto: T4201821
Classificação de conteúdo: seguro