A surpresa.

Há tempos atrás existia uma oficina de poesia com vários participantes que era ministrada pela Professora Flora. Na oficina a professora dava dicas aos participantes de como construir textos poéticos, e, igualmente, dava dicas sobre as forma que os poemas deveriam ter. O ambiente era bastante agradável e os alunos além de escrever tinham também a oportunidade de recitar os poemas.

Após os encontros alguns participantes tinham o hábito de ir a um barzinho tomar uns goles e prolongar aqueles momentos agradáveis que tinham vivenciado na oficina. Num dia enquanto estavam a bebericar uns goles e beliscar uns petiscos, uma jovem teve a brilhante ideia de homenagear a Professora Flora. Após algumas deliberações ficou estabelecido que seria feita uma antologia poética com a participação dos oficinistas, e o nome da antologia seria o nome da Professora Flora. Esta foi a maneira que os participantes encontraram para homenagear a citada Professora.

Deste modo, a teoria foi colocada em prática, ou seja, foram tomadas as providências para que o livro da antologia poética fosse realizado. Foi combinado, em segredo, com os demais oficinistas a ideia do projeto, e estes rapidamente aderiram à ideia. Distribuíram-se tarefas e alguém ficou encarregado de diagramar os textos, outro de elaborar os custos, outro da montagem do livro, e assim sucessivamente. Obviamente que professora nada ficou sabendo por que se tratava de fazer uma surpresa para ela. Em pouco tempo o projeto tinha sido executado com êxito, ou seja, o livro estava pronto.

Todos os participantes, principalmente aqueles que tinham idealizado o projeto do livro, esperavam ansiosamente o dia em que seria feita a homenagem à Professora Clara. O dia demorou, mas chegou. A jovem que tinha tido a ideia tomou a palavra e teceu vários elogios à Professora, foi uma rasgação de seda de emocionar até coração de pedra. No fim do discurso a jovem revelou que os oficinistas haviam confeccionado um livro com duas poesias de cada participante, e que o título do livro era Antologia Poética Flora Da Silva.

Caro leitor, a surpresa aconteceu e de forma dupla. A primeira surpresa foi da Professora Flora que não gostou da homenagem e fechou o semblante. A Professora argumentou, e com razão, que para utilizar o nome de alguém se deve consultá-lo antes e que ela não havia sido consultada. A segunda surpresa foi dos oficinistas que não esperavam tal reação da professora. Ficaram todos com cara de quem comeu e não gostou. Ainda tentaram por panos quentes para ver se remediavam a situação, mas não adiantou porque o estrago já estava feito.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 21/03/2013
Código do texto: T4201371
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.