Mania de Reclamar II
A propósito do tema e título do texto anterior, acabo de ler um artigo de ideia similar, cujo autor o intitulou de “A ARTE DE SER INFELIZ”. E faz referência a uma teoria conhecida como a equação 90/10, atribuída ao escritor Stephen Covey, segundo a qual “apenas 10% das coisas que acontecem com a gente são fatos. Os outros 90% são as reações que temos diante desses fatos”. É o caso de pessoas que reclamam de qualquer que seja a situação do tempo, se quente ou frio, se chove ou deixa de chover, problemas cujas soluções não dependem de nós. E, se dependem, pior ainda: saem esbravejando com todo mundo, atribuindo a todos a culpa disso ou daquilo de não dar certo. Nem se dão conta de que a felicidade é uma questão de gerenciamento do seu próprio comportamento. Acham que outros são sempre os responsáveis pelas coisas negativas que lhes acontecem.
Que tal admitir também que é uma questão de inteligência emocional?
Daniel Goleman, Psicólogo PhD pela Universidade de Harvard, diz que “para o melhor e o pior, a inteligência não dá em nada, quando as emoções dominam”.
Controlar os nossos impulsos é um meio de evitar o desmoronamento do castelo que construímos a um custo muito alto: A FELICIDADE. Ela precisa ser reconquistada a cada dia. Deixemos, portanto, de pontecializar as coisas negativas e passemos a enfatizarr as positivas. Eis aí seu grande segredo.