Paixão

Sem paixão não dá nem pra chupar um picolé (Nelson Rodrigues).

Tens razão, Nelson, meu caro.

"A paixão é um forte sentimento que se pode tomar até mesmo como uma patologia provinda do amor". Assim dizem uns sabidos.

Alguns diriam que paixão é desejo; Outros, que é amor intenso; Alguns outros ainda que paixão é passageira. Independente de qual tua definição de paixão seja, creio que é senso comum dizer que sem paixões nao se vive. Bom, até se vive, mas nao se vive bem.

Tenho me pegado pensando muito em paixões atualmente. Nao só da paixão em relação ao sexo oposto (ou ao mesmo sexo, pq nao?). Falo de paixão mesmo. Paixão pela vida, pelo trabalho, amigos, arte, etc.

Paixão é o que nos motiva. Sem dúvida. A vida com paixões é sempre mais colorida e significativa. Enche os olhos de cor e o coração de esperanças. Paixão. Sem ela, não dá.

Paixão pode derivar outros sentimentos também: euforia, loucura, exageros, frustrações, tristezas... Paixão nem sempre é boa e nem sempre é correspondida na mesma medida. Eu, por exemplo, sou uma incondicional apaixonada por música, o que não faz de mim uma grande cantora ou baterista. A música, talvez, nao seja apaixonada por mim. A paixão por livros nao fez de mim uma escritora. E a paixão pela vida nao fez de mim uma sábia filósofa. Mas a paixão pelas coisas faz de mim um ser mais completo.

Pensando em paixões, aquela mesma em que todos devem estar pensando mesmo - em relação ao ser humano com um "par", pode nos levar a extremos. Eu sempre me apaixono ao extremo por tudo e por todos. E na mesma medida em que me apaixono, desapaixono. A vida e seus mistérios. A paixão é a gente que constrói. Como se fosse um castelo. Paixão é unilateral. Tua. E de mais ninguém. Te cega, ás vezes. Pode te botar pra baixo também. Apaixonar-se é um processo rápido e extasiante. O desapaixonar-se, no entanto, ás vezes pode vir a ser longo e dolorido. Mas nunca impossível.

Paixões vem e vão. Assim como tudo na vida, sem querer cair no redundante. Paixão, é sim, quem sabe, efêmera. Legal mesmo é o tal do amor. Amor é forte. É resistente. Esse sim é O CARA.

Eu opto, por enquanto, pela paixão. Assim a vida fica mais fácil. Um pouco mais superficial. Mas não menos interessante. Paixões arrebatam. Destroem. Fortificam. Mudam. E, com um pouquinho de sorte, serão recíprocas e eternas tambem.

Boa noite!

Cris Souza Pereira
Enviado por Cris Souza Pereira em 19/03/2013
Código do texto: T4197600
Classificação de conteúdo: seguro