ESTORVO

e souza

Certas coisas na vida deveriam ser exceções, mas quase sempre são regras, assim como a fervura do leite. Os ditados sempre populares são muito atuais: ‘não se deve chorar o leite derramado’, ‘agora é tarde a Inês é morta’, e por falar em Inês, ‘a Praça Castro Alves é do povo como o céu é do avião’. Lembra daquele telefonema importante que você espera por horas, mas precisa ir ao banheiro, não leva o celular e não tem sem fio e bastou sentar-se no vaso e o telefone toca, toca, toca lá na sala, você poderia atendê-lo muito rápido, se ele não estivesse no andar de baixo, mas consegue chegar até lá e já parou de tocar e você não comprou aquele identificador achando que jamais fosse precisar. Pronto, perdeu! E o leitinho, único na geladeira naquela noite gostosa e fria, um leitinho quente é tudo que todo mundo quer, menos eu, porque não bebo leite. O líquido leitoso na leiteira, fogo brando e você fica ali parado esperando a fervura, e nada, ele não ferve nem por decreto, mas basta olhar para o lado e “pimba”, o leite ferve, sobe e derrama pelo fogão todo. É sempre assim, pão que é pão cai sempre com a manteiga para baixo e não adianta passar margarina ou outra coisa, pois o resultado é sempre o mesmo é regra é física pura. Uso pouco meu fogão, almoço e janta muitas vezes é fora de casa, portanto o gás dura uma eternidade, o café às vezes é na cafeteira que ganhei do “urso”, este é o jeito carinhoso de chamar quem amo. Gosto muito de bolos, mas só sei fazer aqueles de caixinha. São fáceis de manusear, gosto do tipo mármore é delicioso. Preparo a massa com muito carinho para absolutamente nada dar errado. Forno aceso, a massa pronta, cento e oitenta graus, ideal para um cozimento perfeito e seguro. No forno a forma, a massa começa a crescer é como esperar um filho, só que este aqui só leva trinta minutos para ficar prontinho, a diferença é que o bolo não dura muito tempo, mas os dois trazem muita paz e felicidade para o paizão. Já já ele nasce. Surpresa!! Lembra daquele gás que dura uma eternidade? Pois é, não durou! E meu bolo lá dentro começa a esvaziar-se e cada vez ficando menor dentro da forma ou é assadeira? Sim, porque a assadeira tem uma forma, mas não é forma e a forma tem forma, mas não é assadeira e a forma das duas, tanto da forma quanto da assadeira têm várias formas, mas não várias assadeiras.

Quanta bobagem. É isso aí.

edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 19/03/2013
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T4197113
Classificação de conteúdo: seguro