Instalação, imagem da Nossa Senhora do crack é quebrada por usuários.
Interessante não é colocar a imagem, nem destruí-la. Interessante é colocar a imagem e destruí-la. Desconstruir a imagem de nossa senhora, construir uma nova imagem de nossa senhora.Interessante é enxergar uma imagem, onde não há imagem,construir uma imagem, desconstruí-la, destruir imagens com a força do pensamento.
Amy Winehouse, nossa senhora, morreu de overdose.Provavelmente morreu de tristeza e rock'n roll. Vejo a notícia sobre a destruição da imagem Nossa Senhora do crack na cracolândia e sobre a morte da Amy Whinehouse, simultaneamente e não faço nenhuma oração, escrevo um texto longo sobre a dificuldade de escrever um texto longo sobre a morte de Amy, o crack e a Nova Luz.
Algumas ideias:
Antropologias.Geografia se faz andando. Excentricidades.
A Nova Luz é um projeto de revalorização urbana, de reordem, gentrificação. É um projeto arrasa-quarteirão.
Mas existe o passeio,a rua, então eu vou: Voyeurismo na cracolândia - o lado escuro da força, a alegria dura 10 segundos.Estamos todos em busca de felicidade, eu você, a Amy, os empreiteiros e os crackeiros.
Tratados sobre a espacialidade,que deveriam ser ofício de geógrafos, tratados sobre a Nova Luz, uma nova luz sobre sampa. Dezenas de ideias e nenhuma luz, a cobrança poor um posicionamento, que não vem.
Ou:o ursinho pooh é feliz sem ouvir o estalido da pedra,mas quem quer ser feliz como o ursinho pooh?
Passar alguns minutos procurando uma pedra no meio do caminho, ou no chão da rua Vitória: eis um passatempo pra uma tarde nublada de sábado. Tarde em que Amy foi encontrada morta. Fumaria ela pedra, ou daria somente uns tecos e tomaria apenas vinho ?
Pergunta: quem é mais feliz Amy ou o Ursinho Pooh?
Ou quem é mais idiota, quem vive mais?
Conhecemos pouco sobre a vida do Ursinho Pooh, e um pouco mais sobre a Amy, que para poder dar uns tecos, tomar um vinho , (fumar uma pedra?) e cantar teve que se colocar a venda para as agências de notícias. As agências de notícia , (Fausto Fawccet falou, Fausto Fawccet avisou)tem acordos com as celebridades e /ou facções criminosas, para fazer notícias, então Amy recebia alguns tostões das agências proporcionando escândalos (pra inglês ver) e assim poder cheirar seu pozinho de boa - ou fumaria ela pedras e teria esse costume de ficar procurando pedras no caminho? teria ela lido algo de Drummond? Sabemos pouco sobre a vida de Amy, também.
Num desses 3011 trampos de pesquisa que fiz em quase 20 anos passados, estava eu naquilo que passou a ser chamado de cracolândia Fui "sorteado" pra la fazer um trabalho de auditorias em ponto de venda para a gatorade. Gotham City é nada perto do que eu vi ali em 1996, numa tarde de bastante sol, diferente desse sábado nublado. Entrei na rua atrás do Bar Léo talvez a rua Vitória, ou a dos Gusmões, e vi centenas de pessoas andando com cobertores e outros trapos, procurando pedras, choramingando por pedras, brigando por pedras, roubando e matando e dando o cu, por pedras.Eis aqui um lugar sem luz alguma, pensei na ocasião.
Mas eu volto ao poor, ao erro de digitação que me fez refletir, eu volto as desculpas esfarrapadas, que eu descobri que poor quer dizer em inglês. A cobrança "poor" um posicionamento: engraçado como o mundo é: peço inconscientemente e adiantadamente desculpas esfarrapadas pela minha indigência intelectual, por minha dificuldade enorme de escrever um texto coerente sobre a devastação do crack, ou sobre a Nova Luz,ou sobre espacialidades.
Muitas ideias, simultâneas nesse texto longo que fala sobre a destruição da Nossa Senhora do Crack, sobre a Nova Luz e sobre Amy.
Falar sobre a Amy é mais fácil, mas para mim também difícil tinha deixado de gostar dela, que já não cantava nada, e vivia somente uma paródia de si, vendendo escândalos para as agências de notícias, e assim podia cheirar um pó e tomar um vinho, e talvez fumar uma pedra.
Amy Whinehouse, Crack, Nossa Senhora, Nova Luz, não há, não há luz em lugar algum. Angel Dark na minha retina.