Psicologia e a Vovó
Psicologia e a Vovó
A vovó mais famosa e universalmente conhecida é a avó de uma menina que vive numa aldeia muito distante, cercada por uma encantadora floresta cheia de flores, frutas, borboletas e animais de toda espécie.
Igualzinho às vovós, mesmo não tão famosas, trata sua netinha de forma carinhosa, condescendente, mimando a menina até mais não poder. Tudo que a guria deseja ela realiza. Não satisfeita com tudo que faz pela neta, a vovó mandou costurar, no salão das fadas modistas, um lindo chapéu e deu de presente para ela. O chapéu, que era de cor vermelha, ficou tão bonito na cabeça da menina que ela nunca queria tirar, nem mesmo para dormir. E por isso mesmo passou a ser conhecida, no mundo inteiro, como Chapeuzinho Vermelho.
Sabem o que aconteceu com a vovó que tudo faz para a sua netinha?
Um dia, já de tardinha, Chapeuzinho Vermelho ia pelos caminhos da floresta, levando um bolo para a sua vovozinha a pedido de sua mamãe. No meio do caminho ela encontrou um lobo que ficou maluco de vontade de comê-la, mas preferiu esperar um pouco mais. O lobo perguntou aonde ia menina tão linda. Chapeuzinho respondeu que estava a levar bolo para a vovozinha. O lobo se interessou em saber onde era. A menina, não sei por que, pressentiu que alguma vantagem teria em contar para o lobo onde a sua vovó morava. E, logo logo, ensinou ao lobo o caminho para a casa da avó e disse mais, que ela estava sozinha, doente e fraquinha. O lobo, que era o Lobo Mau, correu ligeiro na frente, chegou na casa da vovó, bateu na porta, entrou e de uma bocada só engoliu a velhinha.
A vovozinha foi devorada pelo Lobo Mau, num final de tarde, com dengue e tudo...
(Bem feito! Quem manda ela reviver, na netinha, seus tempos de meninice. É puro castigo por causa de seu medo de usufruir as delícias de seus impulsos maduros, transferindo para a neta, ainda novinha, um chapéu tão escarlate, que ela mesma pode usar, sem risco de pecar. )
... mas, um belo caçador, de cabelos branquinhos e de músculos ainda rijos, capazes de suster uma longa espingarda, chegou de repente e bum! deu um tiro certeiro no Lobo Mau, que caiu desfalecido. O galante caçador apanhou sua faca e de um golpe só abriu a barriga do lobo e lá de dentro retirou, vivinha da silva, a vovozinha, em trajes íntimos, que ofegante lançou-se ao pescoço de seu salvador, tascando-lhe na boca um beijo de novela das oito, daqueles de fazer corar quem estiver na sala. O caçador, que não era bobo, respondeu ao afago de tão faceira vovó e os dois viveram felizes para sempre ...
(e só de vez em quando vão visitar a netinha, deixando-a por conta da sua mamãe que a pariu.)
João dos Santos Leite
Psicólogo - CRP 04-2674