O Sonho e o que o capeta duvida!

O sonho e o que o capeta duvida!

Para os Psicanalistas os sonhos têm uma função: proteger o sono.

A estratégia que a mente utiliza é a concretização de uma vontade do sonhador, daquelas vontades que fazem perder o sono, de tão esquisitas que são: ficar livre de uma rival; “ah! Se a vizinha me desse bola?” – o sonho realiza um desejo.

Para quem não é Psicanalista, a maioria de nós, o sonho tem outra razão: palpite para aquela contravenção que até as estatais praticam, o jogo do bicho.

Tem gente que deita após o almoço, não para facilitar a digestão, para sonhar e fazer uma “fezinha” com mais precisão. Dizem que a margem de acerto é alta.

Pensando na utilidade do sonho passei a recomendá-lo às pessoas que estão perdendo o sono.

Aliás, perder o sono costuma ser por dois motivos: a pessoa está dormindo de dia ou está com medo de sonhar.

Com o primeiro grupo não é preciso preocupação. Ela está trocando o dia pela noite. Uns afazeres bem cedinho. Mudar o horário da aula. Restringir um pouco a Internet de madrugada. Se jovem, cortar o cochilo depois do almoço. Logo, logo o biorritmo volta ao normal, sem estresse!

O segundo motivo é um pouco mais complicado. O realismo do sonho é terrível.

Já sentiu a frustração, acordar e a conta bancária vermelha. Onde estão os milhares de reais da megasena? Dá vontade de dormir e continuar sonhando.

Quer mais angustiante, vagar pelas ruelas escuras de uma metrópole, perseguida por um bando de marginais, semi nus, armados de longos estiletes, querendo estrupá-la.

Esses Psicanalistas são loucos! Onde está o desejo num pesadelo destes! Dá vontade de nunca mais dormir... ele vai voltar!

Mas, pensa um pouco. Quem tem acesso ao sonho? O máximo que acontece é alguém acordar, também assustado com o grito que se ouviu. Foi um pesadelo. Durante o dia a lembrança volta, agora mais embaralhada. É costume rir de si mesmo, por que contou o sonho pela metade. E daí, ninguém vê. Só o sonhador.

Por isso costumo recomendar: pode diminuir o medo dos sonhos. Vá dormir. O sonho é o espaço da existência em que se pode ser livre.

Deitado, dormindo, sonhando, pode tudo. Até o que o capeta duvida!

João dos Santos Leite

Psicólogo - CRP 04-2674

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 19/03/2013
Código do texto: T4196465
Classificação de conteúdo: seguro