Habemus Papam Franciscum

Temos um Papa, isso não é incrível?

Claro que sim.

Conseguem imaginar a igreja católica sem um líder? Seria uma catástrofe.

A única coisa que eu realmente espero desse Papa é que ele não acovarde-se diante das inúmeras polêmicas que circundam a igreja, afinal ser Papa não deve ser um cargo muito fácil quando notícias sobre padres pedófilos, casamento entre pessoas do mesmo sexo, aborto, pobreza e evasão de fieis da igreja católica veem crescendo significativamente nos últimos anos.

Ainda como cardeal, Jorge Mario Bergoglio exaltou para quem quisesse ouvir quais são os preceitos que segue sobre diversos assuntos:

União Gay

Não sejamos ingênuos, não se trata de uma simples luta política. É uma pretensão destrutiva ao plano de Deus. Não se trata de um mero projeto legislativo, é apenas o sinal de uma mentira que pretende confundir e enganar aos filhos de Deus"

- durante carta de repúdio enviada aos monastérios de Buenos Aires

Vida e Aborto

O aborto nunca é uma solução. Ao falar de uma mãe grávida, falamos de duas vidas, e ambas devem ser preservadas e respeitadas, pois a vida é de um valor absoluto"

- em documento entregue à Conferência Episcopal Argentina

Sociedade e Capitalismo

Pouco a pouco nos acostumamos a ouvir e a ver, através dos meios de comunicação, a crônica negra da sociedade contemporânea... O império do dinheiro, com seus efeitos demoníacos como as drogas, a corrupção, o tráfico de pessoas (incluindo de crianças), junto com a miséria material e moral são frequentes"

- em discurso feito durante a Quaresma

Trabalho e Desemprego

A escravidão não está abolida e, nesta cidade [Buenos Aires], a escravidão está na ordem do dia de diversas formas. Nesta cidade se emprega trabalhadores clandestinos... A destruição do trabalho digno, as emigrações dolorosas e a falta de um futuro também se unem a esta sinfonia"

- durante discurso do Dia da Luta Contra o Tráfico de Pessoas

Pobreza e Dignidade

A dívida social é uma acumulação de privações e carências em distintas dimensões. É uma violação de direitos e aponta diretamente contra a dignidade humana. A dívida social no país [Argentina] é imoral, injusta e ilegítima"

- em discurso à TV aberta em 2009

América Latina

Nós vivemos na parte do mundo mais desigual. A distribuição desigual de bens continua, criando uma situação de pecado social que clama ao céu e limita as possibilidades de uma vida mais plena para muitos de nossos irmãos"

- durante discurso na reunião de Bispos Latino Americanos em 2005

Futuro da igreja

Temos que evitar a doença espiritual de uma igreja autorreferencial. Se a igreja permanece fechada em si mesma, ela fica velha. Entre uma igreja que sofre acidentes na rua e uma igreja que está doente porque é autorreferencial, não tenho dúvidas sobre preferir a primeira [opção]"

- durante conversa recente, pré-conclave

Dizer que concordo com tudo seria uma imensa mentira, mas ele é o Papa e o seu dever é concordar com tudo o que há na Bíblia, do contrário ele não teria chegado nem a ser Bispo quanto mais Papa.

Sou católica e um dia já fui praticante, quando eu tinha 10 anos e o grande point da cidade do interior era encontrar os amigos na praça após a missa, era realmente incentivador. Com o passar dos anos você só entra na igreja para a sua crisma, que sua mãe quase lhe obrigou a fazer , posteriormente em datas especiais como Páscoa, quarta-feira de cinzas, natal, casamento ou batizado.

E quando você resolve morar sozinho? Eu sei como é, você quase vira um ateu e ao resolver ir em uma missa novamente sempre tem aquele que solta a piada "Cuidado para o teto da igreja não cair na sua cabeça", nesse momento passa a ser triste.

É nesse ponto que o Papa deve trabalhar, os jovens estão sumindo das igrejas católicas e ressurgindo em orgias ou na Igreja da Paz, realmente eu não queria dizer isso, mas normalmente os cultos evangélicos chegam a ser divertidos, enquanto as missas são monótonas.

Gente, precisamos de mais Padres Marcelo Rossi e precisamos de mais adorações. Se tem algo que nunca entendi é o porque das músicas de adoração não serem tocadas durante as missas? Ó céus, é muito para minha cabeça que nem costuma ir a missas, mas todos dias ao acordar faço minha oração, todas as noites antes de dormir leio um trecho da bíblia, quando eu conseguirei concluir? Não sei, mas estou no caminho.

Se na minha vida estou no caminha certo? Bom, segundo muitas passagens bíblicas não. No entanto, ignoro o julgamento dos homens, seja ele Papa ou não. Estou aguardando Jesus retornar porque ser for para eu ir ao inferno que seja pelo julgamento dele e não dos mortais.

Enfim, Papa Francisco seja bem-vindo, seja corajoso, seja firme, porque não será nada fácil.

Amém!!!