LEÕES E GNUS. QUAL DELES É VOCÊ?
A Terra existe há pelo menos 4,5 bilhões de anos. A vida propriamente dita começou há mais ou menos 1,5 bilhão. Nós, seres humanos, vivendo em grupo, não mais que 10.000 anos. Depois de tantas mudanças climáticas, catástrofes de todo tipo, extinções em massa, nosso planeta continua o mesmo. Seja lá quem for que arquitetou nosso planeta e suas leis dinâmicas, fê-lo com um intuíto só: a competição. Tudo na natureza se resume a competir, seja mineral, vegetal ou animal. É o planeta da sobrevivência e aquilo que não se encaixa ou se mantém nessa dinâmica é eliminado e/ou transformado. Há várias formas para "transformar" algo em outra coisa. No caso mineral, as rochas são o tempo todo transmutadas em outra coisa, em outro tipo de mineral e depois em outro tipo de rocha. A rocha compete com a água, sendo que nessa batalha a água tarda, mas sempre vence. Os vegetais competem pelo sol, minerais e água. No reino animal, é muito clara a batalha pelo alimento e pelo espaço. Quem tem mais poder tem mais alimento e logicamente mais espaço.
Nosso planeta é uma Octogono onde as lutas tipo UFC não param um só minuto. Competição. Competição. Competição. Seja qual for o ponto de vista, se descascarmos essa cebola, lá no fundo, no cerne da questão está o verdadeiro valor: competir para manter-se.
Um local bem conhecido de quase todos, a Savana Africana. É um ambiente típico , onde o equilíbrio de quem alimenta e de quem é alimentado é bastante claro. Existem Gnus, Zebras e Antílopes, que só existem para uma função: alimentar os leões e outros predadores e os restos destes ficam para os abutres e hienas. Por mais que um ecologista tente explicar isso de uma forma mais técnica, no fim só resta uma explicação: os Gnus são para ser comidos, seja lá por quem, e os Leões para se alimentarem destes. Ponto final.
Nossa civilização não passa de uma Savana repleta de prédios, viadutos e automóveis. Somos mais sofisticados, pois se assim não fosse nos comeríamos uns aos outros em todos os sentidos. E como na natureza, o Planeta Humano é consitituído de Leões e Gnus. A grande maioria obviamente é Gnu, e a humanidade inventou uma coisa fantástica para manter os Gnus onde estão e sempre em uma quantidade suficiente pra alimentar os Leões. Esse invenção milenar é o MEDO. Uma forma mais sutil de medo existe há pouco mais de 150 anos e se chama CONSUMO. Quem não tem medo, consome. Quem tem consome mais ainda.
É muito simples perceber isso. Veja a TV por algumas horas e o bombardeio consumista ao qual voce é exposto. As grandes corporações gastam muito mais recursos em te vender algo do que em consertar o que você já possui. Sempre há um produto mais moderno que desbanca o teu. Tratamentos de beleza são o supra-sumo. Há produto para qualquer finalidade, mesmo que este seja completamente inócuo. Somos bilhões de Gnus que sustentam milhares de Leões. As grandes corporações são o instrumento que os Leões usam para abocanhar os Gnus. Tem uma diferença básica entre a savana africana e a global: na africana o Gnu é devorado de uma vez, na Global tem sugam aos poucos, isso porque a fome dos Leões é enorme, mas o estomago não suporta tudo de uma vez só.
Outro fato bastante interessante é que quem nasceu Gnu, muito dificilmente será Leão. Pode até acontecer, mas nem sempre vinga. Antes de qualquer coisa é nascer filho de Leão, e conviver o máximo de tempo com ele. Seguir os passos dele é fundamental, pois o aprendizado é no dia-a-dia. Gnu tem que aprender a se proteger em comunidade, já Leão se protege mostrando as garras e o som gutural, fora o tamanho e a força física. Tudo isso ocorre no nosso cotidiano e nós cada vez mais empenhados em sermos Gnu, pois o sistema o quer assim. Somos o tempo todo treinados, pela sociedade e pelos nossos pais Gnus a sermos Gnus.
Ser Gnu tem sua função, mas que ser Leão é muito melhor eu não tenho a menor dúvida. Mas nosso planeta é assim, mesmo quando nos comportamos como Avestruzes e enfiamos a cabeça num buraco para não ver a dura e pura realidade: SOU GNU!!!!